sexta-feira, 12 de setembro de 2025

BARRA BONITA - SÃO PAULO

Barra Bonita é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Sua população estimada em 2024 era de 35.159 habitantes. É muito conhecida pelos passeios na eclusa do Rio Tietê, e foi considerada em 2014 uma das 10 melhores cidades para se viver no estado de São Paulo. 
Estância turística
Barra Bonita é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante, a esses municípios, uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar, junto a seu nome, o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. 
História
Por volta de 1883 ou 1886, Barra Bonita recebeu tal denominação, por estar situada às margens do Rio Tietê que encontrava-se com as águas do córrego formando uma barra bonita. 
Ponte Campos Sales. 
A Ponte Campos Sales - inaugurada em 5 de março de 1915 - teve sua construção iniciada pelo ex-presidente Manuel Ferraz de Campos Sales, falecido em 1913. Foi considerada uma obra de grande modernidade para a época, devido ao alçapão por onde permitia-se a passagem de embarcações, como o famoso "Vaporzinho" Visconde de Itu, que transportava a produção cafeeira de toda região. 
A região foi explorada desde os bandeirantes na época que desciam o Rio Tietê, em direção ao Oeste, mas a colonização efetiva somente teve início entre os anos de 1883 e 1886, quando o Coronel José de Salles Leme, procedeu o desmatamento para cultivo de café e criação de gado, introduzindo grande número de imigrantes italianos. 
Salles Leme, em sociedade com o major João Batista Pompeu, abriu uma casa comercial e, auxiliados por Salvador de Toledo Pizza e Ezequiel Otero, entre outros, promoveram a formação do povoado, junto à barra do córrego afluente do Tietê, de grande beleza, posteriormente denominado Córrego Barra Bonita, originando, também, o nome do povoado. 
A travessia do rio, entretanto, era difícil, de forma tal que o aglomerado surgido na margem oposta somente pode ser integrado a Barra Bonita em 1915. O presidente Manuel Ferraz de Campos Salles, proprietário de terras no local e Presidente da República entre 1898 e 1902, iniciou a construção da ponte ligando as duas partes. 
Apesar da Estrada de Ferro Barra Bonita ter entrado em atividade na década de 1920, o desenvolvimento do Município (criado em 1906) somente ocorreu vinte anos depois, com novos loteamentos, melhoramentos públicos, instalação de pequenas indústrias e cultura da cana de açúcar, que possibilitou uma grande demanda de mão de obra. 
Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Barra Bonita, pela Lei Estadual n.º 459, de 26 de novembro de 1896, subordinado ao município de Jaú.
Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o distrito Barra Bonita figura no município de Jaú.
Elevado à categoria de município com a denominação de Barra Bonita, pela Lei Estadual n.º 1.338, de 14 de dezembro de 1912, desmembrado do município de Jaú. Sede no antigo distrito de Barra Bonita. Constituído do distrito sede. Instalado em 08 de março de 1913.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1º de setembro de 1920, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937.
Pelo Decreto Estadual n.º 9.775, de 30 de novembro de 1938, Barra Bonita adquiriu para o distrito deste nome o território do extinto distrito de Igaraçu do Tietê, do município de São Manuel. Assim por força do citado Decreto, o município de Barra Bonita permanece com um único distrito, Barra Bonita, o qual se compõe de duas zonas, denominadas Barra Bonita e Igaraçu do Tietê.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.

Geografia
Localiza-se a uma latitude 22º29'41" sul e a uma longitude 48º33'29" oeste, estando a uma altitude de 475 metros. Possui uma área de 150,18 km². 
Hidrografia
A hidrografia de Barra Bonita está composta pelo Rio Tietê e pela Usina Hidrelétrica de Barra Bonita
Rodovias
As rodovias que atendem o município são a SP-255 e a SP-251.
Clima
Em Barra Bonita, o verão é longo, quente, abafado, com precipitação e de céu quase encoberto; o inverno é curto, agradável e de céu quase sem nuvens. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 14 °C a 31 °C e raramente é inferior a 10 °C ou superior a 35 °C. 
A melhor época do ano para visitar Barra Bonita e realizar atividades de clima quente é do fim de abril ao fim de setembro. 
A estação quente permanece por 5,7 meses, de 14 de outubro a 5 de abril, com temperatura máxima média diária acima de 30 °C. O mês mais quente do ano em Barra Bonita é fevereiro, com a máxima de 31 °C e mínima de 21 °C, em média. 
A estação fresca permanece por 2,5 meses, de 15 de maio a 31 de julho, com temperatura máxima diária em média abaixo de 26 °C. O mês mais frio do ano em Barra Bonita é junho, com a mínima de 15 °C e máxima de 25 °C, em média. 
Economia
Barra Bonita é um município de grande relevância na região que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo. O desempenho econômico e o pequeno número de novas oportunidades claras de negócios são fatores de atenção.
De janeiro a abril de 2025, foram registradas 2,3 mil admissões formais e 2,5 mil desligamentos, resultando em um saldo negativo de -248 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 1247.
Até maio de 2025 houve registro de 75 novas empresas em Barra Bonita, sendo que 13 atuam pela internet. Neste último mês, 15 novas empresas se instalaram. Este desempenho é menor que o do mês imediatamente anterior (20). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 130 empresas.
Educação
Barra Bonita, localizada no interior de São Paulo, oferece oportunidades limitadas, mas crescentes, no campo da educação superior. Apesar de não possuir grandes universidades públicas ou privadas em seu território, a cidade tem buscado ampliar o acesso ao ensino superior por meio de polos de educação à distância (EAD) e da proximidade com centros educacionais maiores na região.
Atualmente, o principal destaque para a educação superior em Barra Bonita reside na presença de polos de universidades que oferecem cursos na modalidade a distância. Essa modalidade tem se mostrado uma excelente alternativa para quem busca flexibilidade e não pode se deslocar diariamente para outras cidades. Diversas instituições renomadas disponibilizam cursos de graduação e pós-graduação em áreas como administração, pedagogia, serviço social, tecnologia da informação, entre outras, atendendo a uma demanda crescente por qualificação profissional e acadêmica na cidade.
Além dos polos EAD, muitos moradores de Barra Bonita também buscam educação superior em cidades vizinhas que possuem campi universitários mais estabelecidos. Cidades como Jaú, Bauru e Botucatu são polos regionais importantes, com diversas opções de universidades públicas (como a UNESP em Bauru e Botucatu) e privadas, oferecendo uma vasta gama de cursos presenciais em todas as áreas do conhecimento. O deslocamento para essas cidades pode ser uma opção para aqueles que preferem o ensino presencial ou que buscam cursos específicos não disponíveis em Barra Bonita.
A prefeitura de Barra Bonita e instituições locais têm demonstrado interesse em fortalecer o ensino superior na cidade, buscando parcerias e incentivando a capacitação da população. A educação superior em Barra Bonita, embora ainda em desenvolvimento, representa um caminho promissor para o crescimento pessoal e profissional de seus habitantes, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Turismo
A principal atividade turística da cidade é o passeio de barco pela eclusa do Rio Tietê. Mas também há outros atrativos, como vasto calendário de eventos diversos durante o ano todo (encontro náutico, de motocicletas, carros antigos, o Barra Rock Fest, um dos maiores eventos de Banda Cover do Brasil), o artesanato na Praça de Artesanato, o museu histórico Luiz Saffi na Praça Dr. Tatinho, o Barra Bonita Shopping, a Casa de Cultura Fernando Morais, Cine Teatro Profª Zita De Marchi, a Igreja Matriz São José, o Memorial do Rio Tietê, o Café do Sítio Barra Bonita, onde está situada a primeira casa da cidade, além dos passeios de Trenzinho e Bondes pela cidade.
Referências para o texto: Wikipédia ; IBGE ; Caravela ; Weather Spark .