Pimenta Bueno é um município brasileiro do estado de Rondônia. Sua população, de acordo com o último censo de 2022 do IBGE, era de 35.079 habitantes.
História
Localizada ao sul do estado de Rondônia, Pimenta Bueno foi a segunda cidade originada a partir da passagem do Marechal Rondon na região. Em 1912, na confluência dos rios Apediá (hoje rio Pimenta Bueno) e Barão de Melgaço, foi instalada uma estação telegráfica, sob o comando do então Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. Nessa época, dos cerca de 600 homens que originariamente participavam da expedição Rondon e teve como ponto de partida o município de Juruena-MT, cerca de 100 chegaram ao povoado de Santo Antonio, o qual deu origem a Porto Velho-RO. Os garimpeiros e seringueiros que passaram a residir em Pimenta Bueno eram em sua maioria nordestinos atraídos pelas riquezas naturais da região. Até 1948, o que hoje é chamado Rondônia integrava, em sua maior parte, o Estado de Mato Grosso.
A denominação dada ao rio Pimenta Bueno e oportunamente à Estação Telegráfica Pimenta Bueno, por Rondon, foi uma homenagem que o mesmo prestou ao ilustre homem público, Francisco Antônio Pimenta Bueno, nascido em Cuiabá, aos 10 de novembro de 1836 e que morreu no Rio de janeiro, em 7 de dezembro de 1888. Rondon utilizara-se das "Cartas de Pimenta Bueno", por este escritas, como fonte geográfica para dar os rumos à expedição.
Francisco era filho do Dr. José Antônio Pimenta Bueno e da Marquesa Dona Balbina Henriqueta de Faria e Albuquerque. O Dr. José Antonio foi o Visconde e Marquês de São Vicente, um dos maiores juristas da época imperial, presidente da província (hoje, Estado-membro) de Mato-Grosso em 1846 e, mais adiante, presidente da província do Rio Grande do Sul em 1850.
Há referência que, em 1926, o vilarejo contava com a população de 24 pessoas. Até a década de 1940, o pequeno povoado viveu em função do posto telegráfico e a economia girava em torno da extração da borracha e garimpo de diamantes. Nos anos 1960 com a abertura da BR-364 pelo 5º BEC (5º batalhão de engenharia e construção), a vila se expandiu.
Em 1969, com a implantação do projeto de colonização pelo Incra, começaram a chegar em massa os migrantes, vindos especialmente do Sul, para promover o crescimento e o progresso do então território federal de Rondônia. Ainda hoje, residem no Município diversos descendentes daqueles pioneiros.
A vila de Pimenta Bueno teve como primeiro administrador Raimundo Camelo até 1975 sendo substituído por Alberto da Costa Leite até 1976 e posteriormente por Vicente Homem Sobrinho que logo depois foi nomeado prefeito em função da emancipação político-administrativo.
Foi elevado à condição de município por meio da Lei n.º 6.448, de 11 de outubro de 1977 (artigo 47). A emancipação político-administrativa aconteceu em 24 de novembro de 1977, data em que é comemorado o aniversário do Município e na qual houve a posse do primeiro prefeito nomeado, qual seja, Vicente Homem Sobrinho, falecido em 1998. O governador do então Território Federal de Rondônia era o Coronel do Exército Humberto da Silva Guedes.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Pimenta Bueno, pela Lei Federal n.º 6.448, de 11 de outubro de 1977, desmembrado de Porto Velho. Sede no atual distrito de Pimenta Bueno (ex-povoado). Constituído de 3 distritos: Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Marco Rondon, todos criados pelo mesmo decreto acima citado. Instalado em 24 de novembro de 1977.
Em divisão territorial datada de 1º de janeiro de 1979, o município é constituído de 3 distritos: Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Marco Rondon.
Pela Lei Federal n.º 6.921, de 16 de junho de 1981, desmembra do município de Pimenta Bueno o distrito de Espigão D’Oeste. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1] de julho de 1983, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Geografia
Possui uma área de 6.241,64 km² e conta com clima quente e úmido, amenizado pela altitude de 195 metros em que se encontra, apresenta grandes variações de temperatura entre os extremos diurnos e noturnos por conta da cidade ser cercada por dois rios, Pimenta Bueno e Barão do Melgaço.
No período de estiagem, os rios amazônicos reduzem seu volume d´água, rebaixando sensivelmente seu nível pluviométrico. Isso provoca o aparecimento de trechos dos rios margeados por praias arenosas, propícias à atividades de lazer. Nas proximidades do encontro das águas dos rios Pimenta Bueno e Barão do Melgaço, afloram diversas praias naturais, frequentadas por moradores locais e visitantes, dada a facilidade de acesso e qualidade das águas. A montante dos referidos rios, existem outras praias igualmente atraentes, necessitando-se, porém, de uma embarcação para atingi-las. A distância destas praias é de 2 a 3 km da zona central da cidade, acessível através dos bairros marginais aos rios, ou através de barcos.
Clima
Em Pimenta Bueno, a estação com precipitação é opressiva e de céu encoberto; a estação seca é abafada e de céu parcialmente encoberto. Durante o ano inteiro, o clima é quente. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 21 °C a 37 °C e raramente é inferior a 18 °C ou superior a 40 °C.
A estação quente permanece por 2,1 meses, de 27 de julho a 29 de setembro, com temperatura máxima média diária acima de 35 °C. O mês mais quente do ano em Pimenta Bueno é setembro, com a máxima de 36 °C e mínima de 24 °C, em média.
A estação fresca permanece por 5,9 meses, de 6 de dezembro a 1 de junho, com temperatura máxima diária em média abaixo de 31 °C. O mês mais frio do ano em Pimenta Bueno é fevereiro, com a mínima de 23 °C e máxima de 29 °C, em média.
Economia
Pimenta Bueno é uma pequena cidade que se destaca pelo elevado potencial de consumo e pela alta regularidade das vendas no ano.
De janeiro a abril de 2025, foram registradas 1,8 mil admissões formais e 1,7 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 134 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 204.
Até maio de 2025 houve registro de 66 novas empresas em Pimenta Bueno, sendo que 3 atuam pela internet. Neste último mês, 8 novas empresas se instalaram. Este desempenho é menor que o do mês imediatamente anterior (11). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 138 empresas.
Esporte
A Cidade tem um time representante na primeira divisão do Campeonato Rondoniense de Futebol: o Clube Atlético Pimentense que já foi campeão do Campeonato Rondoniense de Futebol da Segunda Divisão em 2012 e vice-campeão da Primeira Divisão de 2013, o time manda seus jogos no estádio chamado Estádio Luiz Alves de Ataíde.
Outros esporte fazem parte do cotidiano da cidade, basquetebol, handebol, voleibol, ciclismo e paramotor.
O Ciclismo pimentense é responsável pelo maior evento de MTB do Estado de Rondônia chamado "Cafundo" idealizado pelos amigos Nilzomberto da Costa Leite e Thiago Sinfronio no ano de 2012, o evento já chegou a reunir cerca de 700 ciclistas de várias cidades de Rondônia e outros Estados da federação.
Outro evento importante do ciclismo pimentense é o Tour de Pimenta Bueno que teve sua primeira edição em 2021 com premiação recorde para aquele ano, em 2023 o Tour de Pimenta Bueno deu a maior premiação do ciclismo brasileiro que chegou a R$105.000,00 dividido em várias categorias.
Nos últimos anos vem se destacando no Município o Paramortor esporte radical que envolve um parapente com motor acoplado nas costas do praticante. O esporte começou a ser praticado por dois pilotos veteranos Silvio Nei Zgoda e Nilzomberto da Costa Leite no ano de 2017, após concluírem o curso começaram a efetuar os voos sobre a cidade. Logo depois Silvio abril a primeira escola de paramotor de Rondônia (Asas do Norte Escola de Paramotor) com isso impulsionou o esporte na região.
Cultura
Pimenta Bueno é uma cidade com poucas opções de cultura, recentemente a Igreja Católica tem trabalhado para mudar esse cenário através da evangelização, desenvolvendo projetos que movimentam milhares de pessoas através dos diversos retiros anuais para adolescentes, jovens e adultos, a famosa "Missa Sertaneja" é outro evento que movimenta a cultura popular sertaneja tão enraizada na cultura local. Outro evento realizado pela Igreja Católica é o CristoDance Festival, mobilizado pela Juventude Católica de Pimenta Bueno, é um festival que valoriza a música católica local e traz também grandes nomes da música católica como o cantor Thiago Brado.
Educação
A Educação Superior no município conta com as seguintes instituições: UNIP EAD (Universidade Paulista); FAP (Faculdade de Pimenta Bueno) e UNOPAR Virtual (Universidade Norte do Paraná).
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela .
História
Localizada ao sul do estado de Rondônia, Pimenta Bueno foi a segunda cidade originada a partir da passagem do Marechal Rondon na região. Em 1912, na confluência dos rios Apediá (hoje rio Pimenta Bueno) e Barão de Melgaço, foi instalada uma estação telegráfica, sob o comando do então Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. Nessa época, dos cerca de 600 homens que originariamente participavam da expedição Rondon e teve como ponto de partida o município de Juruena-MT, cerca de 100 chegaram ao povoado de Santo Antonio, o qual deu origem a Porto Velho-RO. Os garimpeiros e seringueiros que passaram a residir em Pimenta Bueno eram em sua maioria nordestinos atraídos pelas riquezas naturais da região. Até 1948, o que hoje é chamado Rondônia integrava, em sua maior parte, o Estado de Mato Grosso.
A denominação dada ao rio Pimenta Bueno e oportunamente à Estação Telegráfica Pimenta Bueno, por Rondon, foi uma homenagem que o mesmo prestou ao ilustre homem público, Francisco Antônio Pimenta Bueno, nascido em Cuiabá, aos 10 de novembro de 1836 e que morreu no Rio de janeiro, em 7 de dezembro de 1888. Rondon utilizara-se das "Cartas de Pimenta Bueno", por este escritas, como fonte geográfica para dar os rumos à expedição.
Francisco era filho do Dr. José Antônio Pimenta Bueno e da Marquesa Dona Balbina Henriqueta de Faria e Albuquerque. O Dr. José Antonio foi o Visconde e Marquês de São Vicente, um dos maiores juristas da época imperial, presidente da província (hoje, Estado-membro) de Mato-Grosso em 1846 e, mais adiante, presidente da província do Rio Grande do Sul em 1850.
Há referência que, em 1926, o vilarejo contava com a população de 24 pessoas. Até a década de 1940, o pequeno povoado viveu em função do posto telegráfico e a economia girava em torno da extração da borracha e garimpo de diamantes. Nos anos 1960 com a abertura da BR-364 pelo 5º BEC (5º batalhão de engenharia e construção), a vila se expandiu.
Em 1969, com a implantação do projeto de colonização pelo Incra, começaram a chegar em massa os migrantes, vindos especialmente do Sul, para promover o crescimento e o progresso do então território federal de Rondônia. Ainda hoje, residem no Município diversos descendentes daqueles pioneiros.
A vila de Pimenta Bueno teve como primeiro administrador Raimundo Camelo até 1975 sendo substituído por Alberto da Costa Leite até 1976 e posteriormente por Vicente Homem Sobrinho que logo depois foi nomeado prefeito em função da emancipação político-administrativo.
Foi elevado à condição de município por meio da Lei n.º 6.448, de 11 de outubro de 1977 (artigo 47). A emancipação político-administrativa aconteceu em 24 de novembro de 1977, data em que é comemorado o aniversário do Município e na qual houve a posse do primeiro prefeito nomeado, qual seja, Vicente Homem Sobrinho, falecido em 1998. O governador do então Território Federal de Rondônia era o Coronel do Exército Humberto da Silva Guedes.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Pimenta Bueno, pela Lei Federal n.º 6.448, de 11 de outubro de 1977, desmembrado de Porto Velho. Sede no atual distrito de Pimenta Bueno (ex-povoado). Constituído de 3 distritos: Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Marco Rondon, todos criados pelo mesmo decreto acima citado. Instalado em 24 de novembro de 1977.
Em divisão territorial datada de 1º de janeiro de 1979, o município é constituído de 3 distritos: Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Marco Rondon.
Pela Lei Federal n.º 6.921, de 16 de junho de 1981, desmembra do município de Pimenta Bueno o distrito de Espigão D’Oeste. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1] de julho de 1983, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Geografia
Possui uma área de 6.241,64 km² e conta com clima quente e úmido, amenizado pela altitude de 195 metros em que se encontra, apresenta grandes variações de temperatura entre os extremos diurnos e noturnos por conta da cidade ser cercada por dois rios, Pimenta Bueno e Barão do Melgaço.
No período de estiagem, os rios amazônicos reduzem seu volume d´água, rebaixando sensivelmente seu nível pluviométrico. Isso provoca o aparecimento de trechos dos rios margeados por praias arenosas, propícias à atividades de lazer. Nas proximidades do encontro das águas dos rios Pimenta Bueno e Barão do Melgaço, afloram diversas praias naturais, frequentadas por moradores locais e visitantes, dada a facilidade de acesso e qualidade das águas. A montante dos referidos rios, existem outras praias igualmente atraentes, necessitando-se, porém, de uma embarcação para atingi-las. A distância destas praias é de 2 a 3 km da zona central da cidade, acessível através dos bairros marginais aos rios, ou através de barcos.
Clima
Em Pimenta Bueno, a estação com precipitação é opressiva e de céu encoberto; a estação seca é abafada e de céu parcialmente encoberto. Durante o ano inteiro, o clima é quente. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 21 °C a 37 °C e raramente é inferior a 18 °C ou superior a 40 °C.
A estação quente permanece por 2,1 meses, de 27 de julho a 29 de setembro, com temperatura máxima média diária acima de 35 °C. O mês mais quente do ano em Pimenta Bueno é setembro, com a máxima de 36 °C e mínima de 24 °C, em média.
A estação fresca permanece por 5,9 meses, de 6 de dezembro a 1 de junho, com temperatura máxima diária em média abaixo de 31 °C. O mês mais frio do ano em Pimenta Bueno é fevereiro, com a mínima de 23 °C e máxima de 29 °C, em média.
Economia
Pimenta Bueno é uma pequena cidade que se destaca pelo elevado potencial de consumo e pela alta regularidade das vendas no ano.
De janeiro a abril de 2025, foram registradas 1,8 mil admissões formais e 1,7 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 134 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 204.
Até maio de 2025 houve registro de 66 novas empresas em Pimenta Bueno, sendo que 3 atuam pela internet. Neste último mês, 8 novas empresas se instalaram. Este desempenho é menor que o do mês imediatamente anterior (11). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 138 empresas.
Esporte
A Cidade tem um time representante na primeira divisão do Campeonato Rondoniense de Futebol: o Clube Atlético Pimentense que já foi campeão do Campeonato Rondoniense de Futebol da Segunda Divisão em 2012 e vice-campeão da Primeira Divisão de 2013, o time manda seus jogos no estádio chamado Estádio Luiz Alves de Ataíde.
Outros esporte fazem parte do cotidiano da cidade, basquetebol, handebol, voleibol, ciclismo e paramotor.
O Ciclismo pimentense é responsável pelo maior evento de MTB do Estado de Rondônia chamado "Cafundo" idealizado pelos amigos Nilzomberto da Costa Leite e Thiago Sinfronio no ano de 2012, o evento já chegou a reunir cerca de 700 ciclistas de várias cidades de Rondônia e outros Estados da federação.
Outro evento importante do ciclismo pimentense é o Tour de Pimenta Bueno que teve sua primeira edição em 2021 com premiação recorde para aquele ano, em 2023 o Tour de Pimenta Bueno deu a maior premiação do ciclismo brasileiro que chegou a R$105.000,00 dividido em várias categorias.
Nos últimos anos vem se destacando no Município o Paramortor esporte radical que envolve um parapente com motor acoplado nas costas do praticante. O esporte começou a ser praticado por dois pilotos veteranos Silvio Nei Zgoda e Nilzomberto da Costa Leite no ano de 2017, após concluírem o curso começaram a efetuar os voos sobre a cidade. Logo depois Silvio abril a primeira escola de paramotor de Rondônia (Asas do Norte Escola de Paramotor) com isso impulsionou o esporte na região.
Cultura
Pimenta Bueno é uma cidade com poucas opções de cultura, recentemente a Igreja Católica tem trabalhado para mudar esse cenário através da evangelização, desenvolvendo projetos que movimentam milhares de pessoas através dos diversos retiros anuais para adolescentes, jovens e adultos, a famosa "Missa Sertaneja" é outro evento que movimenta a cultura popular sertaneja tão enraizada na cultura local. Outro evento realizado pela Igreja Católica é o CristoDance Festival, mobilizado pela Juventude Católica de Pimenta Bueno, é um festival que valoriza a música católica local e traz também grandes nomes da música católica como o cantor Thiago Brado.
Educação
A Educação Superior no município conta com as seguintes instituições: UNIP EAD (Universidade Paulista); FAP (Faculdade de Pimenta Bueno) e UNOPAR Virtual (Universidade Norte do Paraná).
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela .