terça-feira, 23 de setembro de 2025

SÃO PEDRO - SÃO PAULO

São Pedro é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º32'55" sul e a uma longitude 47º54'50" oeste, estando a uma altitude de 550 metros. Sua população de acordo com o Censo 2022, do IBGE, era de 38.256 habitantes. Possui uma área de 611,278 km². 
História
Os irmãos Joaquim, José e Luiz Teixeira de Barros, vindos de Itu, compraram a Sesmaria do Pinheiros onde é hoje São Pedro, vieram com eles: escravos, empregados e familiares. Nesta mesma área passava o Picadão, caminho que partia de São Paulo em direção a Cuiabá e onde hoje é o centro histórico havia o chamado Pouso do Pidadão, que era cuidado pelo tropeiro Floriano de Costa Pereira, o Florianão. 
Dos irmãos Teixeira de Barros, Joaquim foi considerado o “povoador” e como de praxe erigiu uma capelinha que tinha como padroeiro São Sebastião. Autorizado pela Igreja Católica recebeu o nome de Capela do Picadão. 
O nome e o padroeiro não agradaram a população e logo foi mudado para Capela de São Pedro. A fertilidade da terra atraiu outras famílias, em 1864 o povoamento foi elevado a Freguesia. Em 1867 chegou o primeiro sacerdote padre Aurélio Votta, italiano. Em 1879 o Barão de Iguape, Capitão Veríssimo Antônio da Silva Prado aqui estabelecido como fazendeiro, conseguiu a elevação para a categoria de Vila. Na sequência, 1881, conseguiu o desligamento de Piracicaba e em 1882 a comarca e chegou o primeiro juiz, João Baptista Pinto de Toledo.
Na imigração italiana, período de 1890, e a produção de café projetaram o município. Quando então em 1893 chegou o ramal de estrada de ferro. Nesta época do café foi instalado a Santa Casa de Misericórdia, cemitério, grupo escolar, cadeia, prefeitura e câmara além da igreja matriz. 
Na década de 1920 a procura de petróleo descobriu fontes de águas e o início das Termas de São Pedro, hoje Águas de São Pedro que foi emancipado na década de 1940. Por volta de 1934, os então diretores da Companhia Petróleos do Brasil, criada por Monteiro Lobato em 1931, Ângelo Balloni e Vittorio Miglieta, coordenaram a instalação do poço Balloni II, que tornou-se um marco por ser considerado o de maior profundidade perfurada atingida no Brasil (1.815 m). A sonda permanece até hoje no local.
Formação administrativa
Freguesia criada com a denominação de São Pedro, pela Lei Provincial n.º 12, de abril de 1864.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São Pedro, pela Lei Provincial n.º 42, de 22 de fevereiro de 1881, desmembrado do município de Piracicaba. Sede na antiga vila de São Pedro Constituído de 2 distritos: São Pedro e Santa Maria, criado pela Lei acima citada. Instalado em 11 de fevereiro de 1883.
Elevado à condição de cidade com a denominação de São Pedro, pela Lei Municipal n.º 33, de 05 de outubro de 1903.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: São Pedro e Santa Maria.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 14.334, de 30 de novembro de 1944, o distrito de Santa Maria tomou a denominação de Tupancy.
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950, o município é constituído de 2 distritos: São Pedro Tupancy (ex-Santa Maria).
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1955.
Pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18 de fevereiro de 1959, é desmembrado do município de São Pedro o distrito de Tupanci. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Maria da Serra.
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023. 
Símbolos do município
Brasão

O Brasão de Armas de São Pedro assim se interpreta:
1 - O escudo redondo ou ibérico, era usado em Portugal na época do descobrimento do Brasil, incorporando-se aos brasões e representa uma homenagem do Município de São Pedro aos primeiros colonizadores e descobridores da nossa época.
2 - O ouro tem, na ciência dos brasões, o significado de riqueza, esplendor, generosidade, nobreza, glória, poder, força, soberania e mando.
3 - Os fretes constituem peças honrosas desdobradas, evocando, no Brasão de Armas de São Pedro, a talagarça, na qual são aplicados os primorosos bordados que dimensionaram o Município. A cor goles (vermelho) significa valor, galhardia, intrepidez, valentia e honra.
4 - A cor blau (azul) representa a firmeza incorruptível, glória, virtude, doçura, dignidade, perseverança, zelo e lealdade, e também, o clima saudável de São Pedro e seu céu sempre azul e límpido.
5 - As chaves de ouro da tiara constituem-se na peça parlante do Brasão de Armas de São Pedro pois, as Chaves do Reino dos Céus e o símbolo do poder temporal, são os atributos de São Pedro, Papa que empresta o nome ao Município.
6 - A coroa mural é símbolo de soberania; sendo de prata, com oito torres, das quais, apenas cinco aparentes, constitui a característica reservada às cidades. As portas abertas demonstram o caráter hospitaleiro do povo de São Pedro e a cor goles (vermelho) classifica o Município como cabeça de comarca pois a cor vermelha, no Brasil se identifica com o Diretor e a Justiça, significando, na posição em que se situa na coroa mural: “dentro destas portas encontrareis a Justiça”.
7 - O ramo de café e a haste de cana de açúcar indicam a fertilidade do solo de São Pedro e as principais riquezas agrícolas do Município. 8 – A legenda “FIDE ET LABORE PATRIAE MAGNITUDO”, já tradicionalmente adotada, é o lema do povo de São Pedro, e pode ser traduzida como “com fé e trabalho engrandecemos a Pátria”.
O Brasão de Armas é usado, obrigatoriamente, nos papéis oficiais e afixado nos edifícios da Municipalidade.
Bandeira
A Bandeira Municipal foi idealizada pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, e, após alteração com a Lei nº 1.273/79, tem a seguinte descrição: retangular, de azul, tendo no campo o Brasão de Armas do Município de São Pedro, instituído pela Lei nº 934, de 24 de outubro de 1972 e franco cantão de amarelo, fretado de vermelho de quatorze peças.
A Bandeira Municipal tem as proporções tradicionais da Bandeira Nacional, isto é, 20 módulos de comprimento por 14 módulos de altura, o Brasão de Armas tem 8 módulos de altura e o franco cantão tem 7 módulos de base, por altura idêntica.
Geografia
Clima

Em São Pedro, o verão é longo, quente, abafado, com precipitação e de céu quase encoberto; o inverno é curto, agradável e de céu quase sem nuvens. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 12 °C a 31 °C e raramente é inferior a 8 °C ou superior a 34 °C. 
A melhor época do ano para visitar São Pedro e realizar atividades de clima quente é do meio de abril ao fim de setembro. 
A estação quente permanece por 5,4 meses, de 23 de outubro a 4 de abril, com temperatura máxima média diária acima de 29 °C. O mês mais quente do ano em São Pedro é fevereiro, com a máxima de 30 °C e mínima de 20 °C, em média. 
A estação fresca permanece por 2,6 meses, de 15 de maio a 4 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 25 °C. O mês mais frio do ano em São Pedro é julho, com a mínima de 12 °C e máxima de 25 °C, em média. 
- Altitude: 580m do nível do mar
- Alto da Serra: 950m do nível do mar
- Índice Pluviométrico: 1.175,5 mil/ano
- Ventos Predominantes: Sudeste
- Topografia: Zonas montanhosas, planícies e das baixadas
- Superfície: 596 quilômetros quadrados (24.710 alqueires ou 59.600 hectares) 
Hidrografia
A hidrografia de São Pedro está composta do Rio Piracicaba, rio histórico que divide São Pedro e o município de Piracicaba e do Rio Jacaré-Pepira, rio que pertencente à bacia do rio Tietê.
Rodovias
A cidade é atendida pelas rodovias SP-304 e SP-191.
Infraestrutura
Transportes

Aeroporto de São Pedro. 
Cultura e lazer
Eventos

Os principais eventos em São Pedro são: Carnaval – Fevereiro; Comemorações de Aniversario do município – Fevereiro; Encenação do Teatro a Paixão de Cristo – Abril; Festa de Santo Expedito – Abril; Festa de São José – Maio; Festa de Santo Antonio, Alto da Serra – Junho; Festa do Padroeiro São Pedro – Junho; Encontro Nacional de Motociclistas – Julho; Desfile e comemorações do 9 de julho - Revolução Constitucionalista de 1932 – Julho; São Pedro Adventure - Agosto/Setembro/Outubro; Desfile Cívico/Militar de 7 de Setembro – Setembro; Semana Gustavo Teixeira – Setembro; Comemorações ao dia de Nossa Senhora Aparecida - 12 de Outubro e Comemorações Natalinas – Dezembro.
Praça Gustavo Teixeira
A Praça Gustavo Teixeira torneada por flores e canteiros belíssimos, é uma boa pedida para quem quer descansar e encontrar os amigos. Em seu centro o poeta Gustavo Teixeira é homenageado com um belíssimo busto. Apresentações teatrais e musicais, recreações infantis e tradicionais eventos acontecem em seu interior. 
Museu Municipal Gustavo Teixeira
Por mais de 100 anos, o prédio que hoje abriga o Museu, que leva o nome de seu filho e poeta maior, serviu como escola para a comunidade. 
O edifício foi construído em 1909, a partir de projeto para 11 escolas elaborado por José Van Humbeeck, com 8 salas de aulas de aula com plantas simétricas para uso independente das seções do sexo masculino e feminino, isoladas por porta tipo vai e vem localizada no corredor central. 
O Museu Municipal Gustavo Teixeira, inaugurado em 1972, é especializado na história de São Pedro e no legado literário de Gustavo Teixeira. O visitante pode explorar a exposição de longa duração "Percorrer São Pedro" que, por meio de sete núcleos temáticos, oferece informações sobre literatura, modos de vida, origens da cidade, agricultura e muito mais, retratando a cultura do município com seu acervo museológico. 
O prédio foi oficialmente tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) no final de 2010. 
Feriados municipais
Em São Pedro, há dois feriados municipais: 
- 22 de Fevereiro - aniversario do município
- 29 de Junho - Dia do santo padroeiro São Pedro
Turismo
- Portal principal da cidade - 
No portal principal da cidade fica o Posto de Informações Turísticas de São Pedro. 
- Parque Maria Angélica Manfrinato - No Parque Maria Angélica, localizado no centro de São Pedro, é possível fazer caminhada e exercícios físicos. Além do clima agradável produzido por diversas espécies de árvores, possui pista de caminhada, lago com pedalinho, quiosques, fonte de água mineral, parque infantil, academia ao ar livre, área para piquenique e também a loja da Associação de Artesãs de São Pedro, a Art´s Trama. 
- Parque Ecológico Ernesto Baltieri - A área do parque conta com playground, aparelhos de academia de ginástica ao ar livre, pista de caminhada de 1.200 metros, jardim sensorial, sanitários, poço artesiano e uma espécie de minimuseu, com exposição de peças recuperadas do local, como caldeira de vapor e grandes rodas de madeira. 
- Castelinho Pesca e Lazer - O Castelinho Pesca e Lazer é um pesque e pague que possui uma grande infraestrutura com diversos lagos, restaurante, piscina, playground. Além disso conta com um castelinho construído dentro de um dos lagos para crianças. 
- Gruta dos Anões - Situada no pé da serra de São Pedro, a Gruta dos Anões localiza-se em uma área verde com mata nativa e diversas nascentes d’água. Seu principal atrativo é uma gruta de arenito de origem natural esculpida pela natureza. 
O local ainda conta com camping, chalés, lanchonete, piscina e trilhas para caminhada. Além de hospedagem, a Gruta dos Anões é aberta para visitação. 
- Parque Marcelo Golinelli - Localizado na encosta da Serra do Itaqueri, em frente ao Parque do Cristo, o Parque Marcelo Golinelli possui diversos decks para contemplação da paisagem, quiosques e trilhas para caminhada. 
- Parque do Cristo Aureliano Esteves - Localizado no alto da serra, com 52.500 metros quadrados, o parque conta com uma estátua de 17 metros do Cristo, e há também uma capela dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, banheiros, mirante e a escadaria de 124 degraus. 
Instalada em 1985, a estátua do Cristo antecedeu a criação do Parque, inaugurado em setembro de 1999. Localizado a uma altitude de aproximadamente 900 metros, o parque é cercado por vegetação típica da Mata Atlântica. 
O mirante onde está localizada a estátua do Cristo tem vista panorâmica de São Pedro, Águas de São Pedro e em dias claros, de Piracicaba.[29] 
O parque está localizado a aproximadamente 4 km do centro de São Pedro. 
- Rampa de Voo Livre - A Rampa de Voo Livre, localizada no Alto da Serra com entrada pela Rodovia Ulisses Guimarães á 500 metros da igreja Santo Antônio, é um lugar deslumbrante com uma altitude de 900 metros. 
Nela é possível acompanhar os saltos dos praticantes de Parapente e Asa Delta além de poder desfrutar de lindas paisagens conseguindo avistar mais de sete cidades. 
- Cachoeiras
- Cascata Dorigon -
a cascata possui queda d’água de 15 metros de altura, de fácil acesso, com uma linda piscina natural. 
- Cachoeira São José - é uma cachoeira com 15 metros de altura, ideal para banho. A estrutura conta com bar ao ar livre, acesso fácil à cachoeira, banheiros e churrasqueiras. 
- Cruzeiro do Facão - Com vista privilegiada para a Serra do Itaqueri, o Cruzeiro do Facão é conhecido por ser um dos pontos mais altos da serra, onde é possível avistar diversas cidades deste local. 
Referências para o texto: Wikipédia ; IBGE ; Site da Prefeitura Municipal ; Weather Spark .