segunda-feira, 15 de setembro de 2025

ITIÚBA - BAHIA

Itiúba é um município brasileiro situado no semiárido do estado da Bahia. Sua população, segundo estimativa do IBGE em 2022, é de 33.872 habitantes. 
História
O território que compõe o contemporâneo município de Itiúba foi originariamente povoado por diversas etnias indígenas, com destaque para os povos genericamente denominados de tapuias e cariris, além do povo indígena Caricás, grupo que teria dado o nome de Itiúba para estas terras. 
Com a invasão portuguesa nos territórios indígenas no interior do Nordeste, houve a expansão dos domínios sesmariais dos proprietários "curraleiros" com destaque para a família dos descendentes do latifundiário "Garcia d'Ávila", família que viria ser conhecida historicamente como a Casa da Torre, e para a família Guedes de Brito. 
Os povos indígenas que viviam neste território foram expulsos da terra que tradicionalmente ocupavam, deslocando-se para outras regiões para sobreviver. Assim, os indígenas remanescentes acabaram sendo aldeados entre os séculos XVII e XVIII nas Missões religiosas do Sahy (Senhor do Bonfim da Tapera), de São Francisco Xavier (atual Jacobina Velha) e de Bom Jesus da Glória de Jacobina (Santo Antônio de Jacobina). 
Em razão do esquecimento deste território pelas autoridades políticas do período colonial e imperial da história do Brasil, a região que formaria o futuro município de Itiúba passou a ser ocupada no final do século XIX por posseiros que teriam formado um núcleo populacional situado no sopé da Serra de Itiúba chamado de Água da Pedra. 
Posteriormente, esse povoado passou a ser reconhecido em 1880 como Arraial de Itiúba, tendo permanecido vinculado à área territorial da vila de Queimadas. 
Em 18 de janeiro de 1935, o arraial de se emancipou de Queimadas para formar o Município de Itiúba, por meio do Decreto Estadual n.º 9.322.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Itiúba, pela Resolução Provincial n.º 1.005, de 16 de março de 1868, subordinado ao município de Queimadas. 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Itiúba figura no município Queimadas. 
Elevado à categoria de município com a denominação de Itiúba, pelo Decreto n.º 9.322, de 17 de janeiro de 1935, desmembrado de Queimadas. Sede no antigo distrito de Itiúba. Constituído do distrito sede. Instalado em 07 de fevereiro de 1935. 
Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o município é constituído do distrito sede. 
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960, o município permanece constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.
Geografia
Localizado na região do semiárido nordestino, o município de Itiúba tem área total de 1.650,5 km² e densidade populacional de 20,52 habitantes/km². 
Relevo
O relevo de Itiúba, Bahia, é caracterizado por uma região de planície lacustre, com origem antropogênica, resultado da construção da barragem do Açude Jacurici em 1958. O município está situado no semiárido baiano e possui um relevo marcado pela presença desse açude, que foi criado para fornecer água para consumo humano e dessedentação de animais. 
Solo
Em Itiúba, Bahia, os solos são principalmente caracterizados por Latossolos, que podem apresentar um horizonte sub superficial adensado, especialmente sob uso agrícola. Essa região também conta com empresas especializadas em sondagens de solo para projetos geotécnicos. 
Características dos Solos 
- Latossolos: Predominantes na região, comumente encontrados em áreas de cerrado. 
-   Adensamento do Horizonte Sub superficial: Pode ocorrer naturalmente ou ser intensificado pelo manejo agrícola, tornando o solo mais compacto. 
Clima
Itiúba apresenta um clima semiárido quente, com chuvas escassas e irregulares, concentradas em poucos meses do ano. As temperaturas são elevadas na maior parte do tempo, podendo ultrapassar os 35°C.
Economia
Itiúba é uma pequena cidade que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pela alta regularidade das vendas no ano. O baixo potencial de consumo e o desempenho econômico são os pontos de atenção.
De janeiro a maio de 2025, foram registradas 85 admissões formais e 80 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 5 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 32.
Até maio de 2025 houve registro de 3 novas empresas em Itiúba, sendo que uma delas atua pela internet. Neste último mês, uma nova empresa se instalou na cidade. Este desempenho é igual ao do do mês imediatamente anterior (1). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 8 empresas.
Cultura e Patrimônio
- Biblioteca Pública Municipal Lígia Lemos, situada na Rua Ademir Simões de Freitas, s/n Centro.
- Obelisco Bendegó: monumento situado no povoado de Jacurici e inaugurado em 1888, marcando o fim da expedição de transporte do meteorito Bendegó para o Rio de Janeiro.
Referências para o texto: Wikipédia ; Caravela ; IBGE .