Araguatins é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se na microrregião do Bico do Papagaio, estando a uma altitude de 103 metros, situada às margens do rio Araguaia. Sua população era de 41.918 habitantes conforme dados do Censo 2022, do IBGE. Possui uma área de 2297,3 km².
História
O local onde hoje é Araguatins teve como primeiros moradores a família de Máximo Libório da Paixão, em 1867. No entanto, foi fundada por Vicente Bernardino Gomes no ano seguinte com o nome de vila São Vicente do Araguaia, em 9 de junho de 1868. Vicente Bernardino, que antes residia na Colônia Militar de São João do Araguaia, no Estado do Pará, resolveu subir o Rio Araguaia e procurar um local onde pudesse fundar uma povoação. Aproveitou da existência de grandes pequiseiros, oitizeiros, entre outras árvores regionais dando início à sua exploração econômica. Para tanto, acolheu trabalhadores vindos de diversas regiões que passaram a fixar residência na localidade. A vila passa a categoria de município pela Lei n.º 426 de 21 de junho de 1913, que foi sancionada pelo Decreto n.º 3.639 de 5 de março de 1914 e instalado em 12 de novembro do mesmo ano pelo Decreto n.º 3.774. Em 1945, a sede do Município foi transferida para Itaguatins, pelo Presidente Getúlio Vargas. Depois de três anos de transferência da sede, o Município foi criado pela segunda vez pela Lei n.º 184 de 13 de outubro de 1948 tendo sido reinstalado em 1º de janeiro de 1949. Com a criação do Estado do Tocantins em 1989 o Município passa a integrá-lo, antes era parte do Estado de Goiás. O nome Araguatins nasceu da junção dos dois rios Araguaia e Tocantins por sugestão do Prefeito Antonio Carvalhedo Murici, tendo sido aprovado pelo Decreto n.º 8.305 no ano de 1943.
Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Boa Vista do Tocantins o distrito de São Vicente do Araguaia.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São Vicente do Araguaia, pela Lei Estadual n.º 426, de 21 de junho de 1913, desmembrado de Boa Vista do Tocantins.
Pelas Leis Municipais n.º 55, de 05 de agosto de 1917 e n.º 42, de 30 de janeiro de 1924, é criado o distrito de Santo Antônio da Cachoeira e anexado ao município de São Vicente do Araguaia.
Pela Lei Municipal n.º 3, de 15 de setembro de 1931, é criado o distrito de Petrolina da Lontra e anexado ao município de São Vicente do Araguaia.
Pela Lei Municipal n.º 6, de 15 de julho de 1932, é criado o distrito de Peneaúma e anexado ao município de São Vicente do Araguaia.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 4 distritos: São Vicente do Araguaia, Peneaúma, Petrolina do Lontra e Santo Antônio da Cachoeira.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 557, de 30 de março de 1938, o distrito de Petrolina do Lontra tomou a denominação de Araguaiana.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 1.233, de 30 de outubro de 1938, o município de São Vicente do Araguaia passou a denominar-se simplesmente São Vicente. Sob o mesmo decreto, o município de São Vicente adquiriu o território do extinto distrito de Araguaiana (ex-Petrolina do Lontra).
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: São Vicente, Araguaiana (ex-Petrolina do Lontra), Peneaúma e Santo Antônio da Cachoeira.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 8.305, de 31 de dezembro de 1943, o município de São Vicente passou a denominar-se Araguatins. Sob o mesmo decreto acima citado, o distrito de Santo Antônio da Cachoeira passou a chamar-se Itaguatins.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 55, de 19 de julho de 1945, o município Araguatins foi rebaixado a categoria de distrito, passando o município a denominar-se Itaguatins, tendo havido transferência de sede municipal.
Elevado à categoria de município com a denominação de Araguatins, pela Lei Estadual nº 184, de 13 de outubro de 1948, desmembrado de Itaguatins. Sede no antigo distrito de Araguatins. Constituído do distrito sede. Instalado em 1º de janeiro de 1949.
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1955.
Pela Lei Municipal n.º 15, de 29 de setembro de 1956, é criado o distrito de Xambioá (ex-povoado de Xambioazinho) e anexado ao município de Araguatins.
Pela Lei Estadual n.º 2.118, de 14 de novembro de 1958, é desmembrado do município de Araguatins o distrito de Xambioá. Elevado à categoria de município
Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 1º de julho de 1960.
Pela Lei Municipal n.º 30, de 1º de dezembro de 1960, é criado o distrito de Ananás e anexado ao município de Araguatins.
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído de 2 distritos: Araguatins e Ananás.
Pela Lei Estadual n.º 4.684, de 14 de outubro de 1963, é desmembrado do município de Araguatins o distrito de Ananás. Elevado à categoria de município.
Pela Lei Estadual n.º 1, de 18 de fevereiro de 1964, é criado o distrito de Natal e anexado ao município de Araguatins.
Pela Lei Estadual n.º 2, de 18 de fevereiro de 1964, é criado o distrito de São Bento e anexado ao município de Araguatins.
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1968, o município é constituído de 3 distritos: Araguatins, Natal e São Bento.
Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 1988.
Pela Lei Estadual n.º 251, de 20 de fevereiro de 1991, alterado em seus limites pela Lei Estadual n.º 498, de 21-12-1992, desmembra de Araguatins o distrito de São Bento. Elevado à categoria de município com a denominação de São Bento do Tocantins.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Araguatins e Natal.
Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2023.
Economia
A economia da cidade é baseada na agropecuária, serviços, administração pública e indústria.
Araguatins é um município de grande relevância na região que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pela alta regularidade das vendas no ano. O baixo potencial de consumo e o desempenho econômico são os pontos de atenção.
De janeiro a maio de 2025, foram registradas 916 admissões formais e 556 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 360 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de 177.
Até maio de 2025 houve registro de 42 novas empresas em Araguatins, sendo que 2 atuam pela internet. Neste último mês, 9 novas empresas se instalaram. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (8). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 64 empresas.
Turismo
Araguatins possui atrativos turísticos como a cachoeira do rio São Martinho e passeios pelo rio Araguaia.
Araguatins, localizada no extremo norte do Tocantins, oferece diversas opções de lazer e turismo, principalmente relacionadas ao Rio Araguaia. É possível desfrutar de passeios de barco, pesca esportiva, acampamentos, observação de aves e prática de esportes aquáticos. Além disso, a cidade possui um centro histórico interessante e praias temporárias durante a temporada de praia, como a Praia da Ponta e a Praia da Sapucaia
Opções de lazer e turismo
- Rio Araguaia: pode ser explorado através de passeios de barco, pesca esportiva e pratique esportes aquáticos como canoagem e caiaque.
- Acampamentos: A beleza natural do rio Araguaia é propícia para acampar às suas margens, especialmente na Praia da Sapucaia.
- Observação de aves e vida selvagem: A rica fauna e flora da região apresenta oportunidades observar aves e outros animais silvestres.
- Trilhas e caminhadas: As trilhas ecológicas e caminhos próximos ao rio, como a trilha que leva à cachoeira do rio São Martinho, podem ser tranquilamente exploradas
- Cachoeira do São Martinho: A visita a essa cachoeira, com uma queda d'água de 4 metros,é ideal para banho e prática de esportes aquáticos.
- Cachoeira do Salto: Localizada a 50 km de Araguatins, essa cachoeira é um local de beleza natural com águas cristalinas, perfeito para quem gosta de contato com a natureza e atividades como alpinismo e escalada.
- Praia da Ponta: É a praia oficial da temporada em Araguatins, oferecendo uma estrutura com camping, bares, restaurantes e segurança, durante os meses de junho a agosto.
- Praia da Sapucaia: Localizada no Rio Araguaia, é acessível por meio aquático e é utilizada para acampamentos familiares e amigos, com funcionamento apenas nos meses de verão, quando fica visível.
- Centro Histórico: O centro histórico de Araguatins merece ser explorado, conhecendo a história e a arquitetura local.
- Temporada de Praia: Para visitas ocorrendo durante a temporada de praia (junho a agosto), podem ser aproveitadas as opções de lazer e infraestrutura oferecidas nas praias de Araguatins
- Ilha de São Vicente: Fica localizada à frente do Cais do Porto, e tem como destaque o Paredão do Nego Velho, que abriga, no seu topo, imensas árvores da flora amazônica, minando água cristalina das pedras, excelente local para a prática de alpinismo e escalada. A praia de São Raimundo fica na Ilha e tem aproximadamente 5 km de extensão, situada em frente do Povoado de São Raimundo, do município de Brejo Grande (Pará), e surge somente durante a alta temporada, com acesso somente por barco.
Educação
O município conta com a Universidade Estadual do Tocantis (UNITINS), com campus localizado na cidade, que teve seu início marcado com uma aula magna no dia 15 de agosto de 2014.
Cultura
A culinária local oferece especialidades como peixe na brasa, e você pode encontrar opções variadas no Mercado Municipal e em restaurantes.
Referências para o texto: Wikipédia ; IBGE ; Caravela .
História
O local onde hoje é Araguatins teve como primeiros moradores a família de Máximo Libório da Paixão, em 1867. No entanto, foi fundada por Vicente Bernardino Gomes no ano seguinte com o nome de vila São Vicente do Araguaia, em 9 de junho de 1868. Vicente Bernardino, que antes residia na Colônia Militar de São João do Araguaia, no Estado do Pará, resolveu subir o Rio Araguaia e procurar um local onde pudesse fundar uma povoação. Aproveitou da existência de grandes pequiseiros, oitizeiros, entre outras árvores regionais dando início à sua exploração econômica. Para tanto, acolheu trabalhadores vindos de diversas regiões que passaram a fixar residência na localidade. A vila passa a categoria de município pela Lei n.º 426 de 21 de junho de 1913, que foi sancionada pelo Decreto n.º 3.639 de 5 de março de 1914 e instalado em 12 de novembro do mesmo ano pelo Decreto n.º 3.774. Em 1945, a sede do Município foi transferida para Itaguatins, pelo Presidente Getúlio Vargas. Depois de três anos de transferência da sede, o Município foi criado pela segunda vez pela Lei n.º 184 de 13 de outubro de 1948 tendo sido reinstalado em 1º de janeiro de 1949. Com a criação do Estado do Tocantins em 1989 o Município passa a integrá-lo, antes era parte do Estado de Goiás. O nome Araguatins nasceu da junção dos dois rios Araguaia e Tocantins por sugestão do Prefeito Antonio Carvalhedo Murici, tendo sido aprovado pelo Decreto n.º 8.305 no ano de 1943.
Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Boa Vista do Tocantins o distrito de São Vicente do Araguaia.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São Vicente do Araguaia, pela Lei Estadual n.º 426, de 21 de junho de 1913, desmembrado de Boa Vista do Tocantins.
Pelas Leis Municipais n.º 55, de 05 de agosto de 1917 e n.º 42, de 30 de janeiro de 1924, é criado o distrito de Santo Antônio da Cachoeira e anexado ao município de São Vicente do Araguaia.
Pela Lei Municipal n.º 3, de 15 de setembro de 1931, é criado o distrito de Petrolina da Lontra e anexado ao município de São Vicente do Araguaia.
Pela Lei Municipal n.º 6, de 15 de julho de 1932, é criado o distrito de Peneaúma e anexado ao município de São Vicente do Araguaia.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 4 distritos: São Vicente do Araguaia, Peneaúma, Petrolina do Lontra e Santo Antônio da Cachoeira.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 557, de 30 de março de 1938, o distrito de Petrolina do Lontra tomou a denominação de Araguaiana.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 1.233, de 30 de outubro de 1938, o município de São Vicente do Araguaia passou a denominar-se simplesmente São Vicente. Sob o mesmo decreto, o município de São Vicente adquiriu o território do extinto distrito de Araguaiana (ex-Petrolina do Lontra).
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: São Vicente, Araguaiana (ex-Petrolina do Lontra), Peneaúma e Santo Antônio da Cachoeira.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 8.305, de 31 de dezembro de 1943, o município de São Vicente passou a denominar-se Araguatins. Sob o mesmo decreto acima citado, o distrito de Santo Antônio da Cachoeira passou a chamar-se Itaguatins.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 55, de 19 de julho de 1945, o município Araguatins foi rebaixado a categoria de distrito, passando o município a denominar-se Itaguatins, tendo havido transferência de sede municipal.
Elevado à categoria de município com a denominação de Araguatins, pela Lei Estadual nº 184, de 13 de outubro de 1948, desmembrado de Itaguatins. Sede no antigo distrito de Araguatins. Constituído do distrito sede. Instalado em 1º de janeiro de 1949.
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1955.
Pela Lei Municipal n.º 15, de 29 de setembro de 1956, é criado o distrito de Xambioá (ex-povoado de Xambioazinho) e anexado ao município de Araguatins.
Pela Lei Estadual n.º 2.118, de 14 de novembro de 1958, é desmembrado do município de Araguatins o distrito de Xambioá. Elevado à categoria de município
Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 1º de julho de 1960.
Pela Lei Municipal n.º 30, de 1º de dezembro de 1960, é criado o distrito de Ananás e anexado ao município de Araguatins.
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído de 2 distritos: Araguatins e Ananás.
Pela Lei Estadual n.º 4.684, de 14 de outubro de 1963, é desmembrado do município de Araguatins o distrito de Ananás. Elevado à categoria de município.
Pela Lei Estadual n.º 1, de 18 de fevereiro de 1964, é criado o distrito de Natal e anexado ao município de Araguatins.
Pela Lei Estadual n.º 2, de 18 de fevereiro de 1964, é criado o distrito de São Bento e anexado ao município de Araguatins.
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1968, o município é constituído de 3 distritos: Araguatins, Natal e São Bento.
Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 1988.
Pela Lei Estadual n.º 251, de 20 de fevereiro de 1991, alterado em seus limites pela Lei Estadual n.º 498, de 21-12-1992, desmembra de Araguatins o distrito de São Bento. Elevado à categoria de município com a denominação de São Bento do Tocantins.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Araguatins e Natal.
Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2023.
Economia
A economia da cidade é baseada na agropecuária, serviços, administração pública e indústria.
Araguatins é um município de grande relevância na região que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pela alta regularidade das vendas no ano. O baixo potencial de consumo e o desempenho econômico são os pontos de atenção.
De janeiro a maio de 2025, foram registradas 916 admissões formais e 556 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 360 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de 177.
Até maio de 2025 houve registro de 42 novas empresas em Araguatins, sendo que 2 atuam pela internet. Neste último mês, 9 novas empresas se instalaram. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (8). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 64 empresas.
Turismo
Araguatins possui atrativos turísticos como a cachoeira do rio São Martinho e passeios pelo rio Araguaia.
Araguatins, localizada no extremo norte do Tocantins, oferece diversas opções de lazer e turismo, principalmente relacionadas ao Rio Araguaia. É possível desfrutar de passeios de barco, pesca esportiva, acampamentos, observação de aves e prática de esportes aquáticos. Além disso, a cidade possui um centro histórico interessante e praias temporárias durante a temporada de praia, como a Praia da Ponta e a Praia da Sapucaia
Opções de lazer e turismo
- Rio Araguaia: pode ser explorado através de passeios de barco, pesca esportiva e pratique esportes aquáticos como canoagem e caiaque.
- Acampamentos: A beleza natural do rio Araguaia é propícia para acampar às suas margens, especialmente na Praia da Sapucaia.
- Observação de aves e vida selvagem: A rica fauna e flora da região apresenta oportunidades observar aves e outros animais silvestres.
- Trilhas e caminhadas: As trilhas ecológicas e caminhos próximos ao rio, como a trilha que leva à cachoeira do rio São Martinho, podem ser tranquilamente exploradas
- Cachoeira do São Martinho: A visita a essa cachoeira, com uma queda d'água de 4 metros,é ideal para banho e prática de esportes aquáticos.
- Cachoeira do Salto: Localizada a 50 km de Araguatins, essa cachoeira é um local de beleza natural com águas cristalinas, perfeito para quem gosta de contato com a natureza e atividades como alpinismo e escalada.
- Praia da Ponta: É a praia oficial da temporada em Araguatins, oferecendo uma estrutura com camping, bares, restaurantes e segurança, durante os meses de junho a agosto.
- Praia da Sapucaia: Localizada no Rio Araguaia, é acessível por meio aquático e é utilizada para acampamentos familiares e amigos, com funcionamento apenas nos meses de verão, quando fica visível.
- Centro Histórico: O centro histórico de Araguatins merece ser explorado, conhecendo a história e a arquitetura local.
- Temporada de Praia: Para visitas ocorrendo durante a temporada de praia (junho a agosto), podem ser aproveitadas as opções de lazer e infraestrutura oferecidas nas praias de Araguatins
- Ilha de São Vicente: Fica localizada à frente do Cais do Porto, e tem como destaque o Paredão do Nego Velho, que abriga, no seu topo, imensas árvores da flora amazônica, minando água cristalina das pedras, excelente local para a prática de alpinismo e escalada. A praia de São Raimundo fica na Ilha e tem aproximadamente 5 km de extensão, situada em frente do Povoado de São Raimundo, do município de Brejo Grande (Pará), e surge somente durante a alta temporada, com acesso somente por barco.
Educação
O município conta com a Universidade Estadual do Tocantis (UNITINS), com campus localizado na cidade, que teve seu início marcado com uma aula magna no dia 15 de agosto de 2014.
Cultura
A culinária local oferece especialidades como peixe na brasa, e você pode encontrar opções variadas no Mercado Municipal e em restaurantes.
Referências para o texto: Wikipédia ; IBGE ; Caravela .