sexta-feira, 26 de setembro de 2025

MARIALVA - PARANÁ

Marialva é um município brasileiro do Estado do Paraná. Localiza-se na Região Norte-Central, à leste de Maringá e é conhecido como a "capital da uva fina". Sua população em 2024 era de 44.098 habitantes, conforme dados de IBGE. Aqueles que nascem em Marialva são chamados marialvenses.
História
Em 1940, entre Mandaguari e Maringá, no meio do “estradão de terra batida que caminhava para frente”, trecho histórico do Caminho do Peabiru, a companhia de Terras do Norte do Paraná promoveu a criação da localidade e deu-se a denominação de Marialva. 
Para seu desenvolvimento, atraiu pessoas de todas as Unidades da Federação com o objetivo de se dedicarem, principalmente, à cultura do café, para a qual as terras roxas e o clima subtropical se prestavam admiravelmente. A venda de lotes urbanos foi coroado de êxito e em pouco tempo dava amostra de uma nova cidade. 
Os primeiros moradores de Marialva eram formados por imigrantes asiáticos (japoneses), europeus (italianos, portugueses e alemães) e brasileiros (paulistas e mineiros) e teve sua base econômica baseada no cultivo de café por meio de pequenas propriedades e atividade familiar. 
Em 1947, o Patrimônio era elevado à categoria de Distrito Administrativo, no município de Mandaguari e, em 14 de novembro de 1951, através da Lei nº 790, é desmembrado de Mandaguari, sendo assim criado o município de Marialva. Em 14 de novembro de 1952 é eleito o 1° prefeito de Marialva, Antônio Garcia Netto e no ano seguinte, através da Lei n.° 1.541 de 14 de novembro, Marialva foi elevada à comarca, tendo seu primeiro Juiz de Direito o Doutor Leandro de Freitas Oliveira. 
A partir da década de 1960, Marialva começa a anexar distritos em seu território, sendo eles São Miguel do Cambuí criado em 1961; São Luiz criado em 1967; Santa Fé do Pirapó criado em 1968. 
Por volta da década de 80, a cultura de uva fina torna-se um componente importante da economia local, e fez com que o êxodo rural fosse parcialmente revertido dado a natureza intensiva em mão de obra da mesma. 
A origem do nome “Marialva” é uma homenagem ao Marques de Marialva (“D. Pedro de Alcântara Menezes”) destro cavaleiro português, nascido em 1711 e falecido em 1799.
Formação Administrativa 
Distrito criado com a denominação de Marialva, pela Lei Estadual n.º 2, de 10 de outubro de 1947, subordinado ao município de Mandaguari. 
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950, o distrito de Marialva figura no município de Mandaguari. 
Elevado à categoria de município com a denominação de Marialva, pela Lei Estadual n.º 790, de 14 de novembro de 1951, desmembrado de Mandaguari. Sede no distrito de Marialva (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Marialva e Itambé. Instalado em 14 de dezembro de 1952. 
Pela Lei Municipal n.º 53, de 21 de dezembro de 1954, é criado o distrito de Sarandi (ex povoado) e anexado ao município de Marialva. 
Em divisão territorial datada de 1ºde julho de 1960, o município é constituído de 3 distritos: Marialva, Itambé e Sarandi. 
Pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, é desmembrado do município de Marialva, Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí, o distrito de Itambé. Elevado à categoria de município. 
Pela Lei Municipal n.º 245, de 27 de setembro de 1961, é criado o distrito de Cambuí e anexado ao município de Marialva. 
Pela Lei Estadual n.º 5.582, de 03 de julho de 1967, o distrito de Cambuí passou a denominar-se São Miguel de Cambuí. 
Pela Lei Municipal n.º 525, de 24 de agosto de 1967, é criado o distrito de São Luiz e anexado ao município de Marialva. 
Pela Lei Estadual n.º 5.758, de 10 de abril de 1968, é criado o distrito de Santa Fé do Pirapó e anexado ao município de Marialva. 
Em divisão territorial datada de 1º de janeiro de 1979, o município é constituído de 5 distritos: Marialva, Santa Fé do Pirapó, São Miguel de Cambuí, Sarandi e São Luiz. 
Pela Lei Estadual n.º 7.502, de 14 de outubro de 1981, é desmembrado do município de Marialva o distrito de Sarandi. Elevado à categoria de município. 
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1983, o município é constituído de 4 distritos: Marialva, Santa Fé do Pirapó, São Luiz e São Miguel do Cambuí. 
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 4 distritos: Marialva, Santa Fé do Pirapó, São Luiz e São Miguel do Cambuí. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2022.
Geografia
A cidade de Marialva está localizada no alto do espigão da Serra da Apucarana, entre os rios Pirapó e Ivaí e que no cujo passa a Estrada de Ferro Norte do Paraná.
Geomorfologicamente, o munícipio possui suas partes altas na subunidade morfoescultural contidas no Planalto de Maringá, enquanto as partes baixas estão no Planalto de Apucarana. Ambas caracterizam-se por terem morros com topos alongados e aplainados, vertentes convexas, vales em "V" e serem modeladas em rochas da Serra Geral O Planalto de Apucarana apresenta classe de declividade entre 6% e 12% com direção geral em sentido Sudeste ao Noroeste, enquanto que o Planalto de Maringá possui classe de declividade inferior a 6%. 
Possui uma área é de 475,467 km² representando 0,2386 % do estado, 0,0844 % da região e 0,0056 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 23°29'06" sul e a uma longitude 51°47'31" oeste, localizando-se muito próximo ao Trópico de Capricórnio. 
Compõem o município quatro distritos: Marialva (sede), Santa Fé do Pirapó, São Luiz e São Miguel do Cambuí.
Hidrografia
Já em hidrografia, o munícipio contém para nascentes para os rios Ivaí, Aquidabã, Keller e Marialva. Apresenta também diversos ribeirões, tais com o Sarandí, Pinguim, Inabi, Alegre, Caranã, Esse, Cambuí e entre outros. A qualidade da água nas proximidades da cidade apresenta parâmetros eutrofizados, não sendo considerada, portanto, potável sem prévio tratamento.
Clima
Em Marialva o verão é longo, quente e de céu quase encoberto; o inverno é curto, agradável e de céu quase sem nuvens. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 14 °C a 30 °C e raramente é inferior a 9 °C ou superior a 34 °C.
Em Marialva, o verão é longo, quente, abafado e de céu quase encoberto; o inverno é curto, agradável e de céu quase sem nuvens. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 14 °C a 30 °C e raramente é inferior a 9 °C ou superior a 34 °C. 
A melhor época do ano para visitar Marialva e realizar atividades de clima quente é do meio de abril ao fim de setembro. 
A estação quente permanece por 6,1 meses, de 7 de outubro a 11 de abril, com temperatura máxima média diária acima de 29 °C. O mês mais quente do ano em Marialva é fevereiro, com a máxima de 30 °C e mínima de 21 °C, em média. 
A estação fresca permanece por 2,3 meses, de 15 de maio a 25 de julho, com temperatura máxima diária em média abaixo de 25 °C. O mês mais frio do ano em Marialva é junho, com a mínima de 14 °C e máxima de 24 °C, em média. 
Economia
O município produz 50% da uva fina de mesa do Estado do Paraná, fruto do pioneirismo dos imigrantes japoneses que ali se instalaram na década de 1960. 
Marialva é um município de grande relevância na região que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo. O desempenho econômico e o pequeno número de novas oportunidades claras de negócios são fatores de atenção.
De janeiro a maio de 2025, foram registradas 2,4 mil admissões formais e 2,3 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 146 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 157.
Até maio de 2025 houve registro de 87 novas empresas em Marialva, sendo que 8 atuam pela internet. Neste último mês, 12 novas empresas se instalaram, sendo 1 com atuação pela internet. Este desempenho é menor que o do mês imediatamente anterior (19). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 182 empresas.
Atrações
Marialva tem como monumento na entrada da cidade o "Cacho de Uva", todo de concreto armado representando um cacho de uva rubi, que é a variedade mais produzida no município. O monumento foi construído para exaltar a importância da produção da uva para o município. Todo ano, no mês de dezembro, ocorre a tradicional Festa da Uva Fina, durando 10 dias, com participação média de 150.000 pessoas. 
Como marco religioso, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima é de extrema importância para o município, possuindo no seu interior vitrais e esculturas de madeira com a história da Via Sacra, fazendo com que muitos a visitem em épocas festivas. Tal beleza estende-se também para as capelas localizadas nos distritos próximos, os quais apresentam uma detalhes arquitetônicos de características singulares. 
Como atração turística natural tem a Cachoeira do Esse, localizada no Ribeirão Alegre, que está cerca de 12 km abaixo de sua nascente próximo ao cemitério municipal. Há também o Cânion do Aquidabã, localizado a cerca de 900 metros abaixo de sua nascente e virtualmente dentro da conurbação urbana. 
Marialva destaca-se por estar no alto da crista da Serra de Apucarana, o que faz a cidade e arredores possuírem vistas amplas e distantes para os vales do Ivaí e Pirapó. É possível ver Maringá em boa parte da cidade. A altitude da cidade também a faz ser ponto de peregrinação para astrônomos regionais, sendo comum atividades para avistar eclipses, astros e entre outros. 
Por último, a Estrada de Ferro Norte do Paraná cruza a cidade, com os trilhos passando lado a lado com as casas e estradas. A imersão histórico-cultural com os vagões ali movimentado e parados representa um outro atrativo. 
Outra atração da cidade é o Museu Memórias de Marialva.
Feriados Municipais de 2025 em Marialva
Feriados móveis
- Sexta-Feira da Paixão
- Corpus Christi
Feriados fixos
- 13 de maio: Dia de Nossa Senhora de Fátima (padroeira do município)
- 14 de novembro: Aniversário de fundação do município
Referências para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela ; Site da Prefeitura Municipal ; IBGE .