segunda-feira, 13 de outubro de 2025

PARACURU - CEARÁ

Paracuru é um município brasileiro do estado do Ceará. A população, conforme o último Censo Demográfico de 2022 do IBGE, foi de 38.691 habitantes.
Toponíma
Existem duas definições, segundo informações do IBGE, para o topônimo Paracuru. Uma originária da língua tupi, em que paracuru significa "lagarto do mar". Outra versão seria: “pará” (mar) + “curu” (cascalho) "mar de cascalho" ou ainda “pará” (rio) + “curu” (cascalho), "rio de cascalho".
História
Desde os tempos imemoriais, o litoral norte cearense era habitado pelos indígenas Tremembés, que seguiam seus domínios pela costa até o Maranhão.[5] Aproximadamente no território de Paracuru, ficava a divisão entre as terras dos Tremembés e dos Anacés e Jaguaribaras, que também habitavam o litoral.
A Lei Provincial n.º 1.235, de 27 de novembro de 1868, criou o Município, que se instalou na mesma data, com sede no então povoado denominado Paracuru. 
Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Paracuru, pela Lei Provincial n.º 1.020, de 14 de novembro de 1863, e por Ato Provincial de 06 de julho de 1863, subordinado ao município de Trairi.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Paracuru, pela Lei Provincial n.º 1.235, de 27 de novembro de 1868, desmembrado de Trairi. Sede na antiga povoação de Alto Alegre do Paraisinho.
Pela Lei n.º 1.604, de 14 de agosto de 1874, é transferida a sede da povoação de Alto Alegre do Paraisinho para Trairi. Esta mesma Lei extingui a vila de Paracuru.
Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Paracuru, pelo Decreto Estadual n.º 73, de 1º de outubro de 1890. Sede no núcleo de Paracuru. Instalado em 25 de outubro de 1890.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.
Pela Lei Estadual n.º 1.841, de 17 de agosto de 1921, é transferida a sede do núcleo de Paracuru para a povoação de São Gonçalo, então elevado a vila.
Pela Lei Estadual n.º 1.936, de 12 de novembro de 1921, é dada a denominação de São Gonçalo a este município.
Pela Lei n.º 2.368, de 30 de julho de 1926, a sede volta para Paracuru. Esta mesma Lei foi por sua vez revogada pela Lei Estadual n,º 2.589, de 15 de setembro de 1928, que revigorou as de nº 1.841 e nº 1.936.
Pelo Decreto Estadual n,º 193, de 20 de maio de 1931, é transferida novamente a sede para Paracuru.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 8 distritos: Paracuru, Mundaú, Passagem do Tigre, Pocém, São Gonçalo, Serrote, Siupê e Trairi.
Pelo Decreto n,º 64, de 07 de agosto de 1935, é transferida a sede do município para São Gonçalo e da nova esta denominação ao município.
Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, Paracuru figura como simples distrito de São Gonçalo.
Pelo Decreto-Lei Estadual n,º 1.114, de 30 de dezembro de 1943, o município de São Gonçalo passou a denominar-se Anacetuba.
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950, o distrito de Paracuru figura no município de Anacetuba.
Elevado à categoria de município com a denominação de Paracuru, pela Lei Estadual n,º 1.153, de 22 de novembro de 1951, desmembrado de São Gonçalo. Sede no antigo distrito de Paracuru. Constituído de 2 distritos: Paracuru e Paraipaba (ex-Passagem do Tigre), ambos desmembrados de São Gonçalo do Amarante (ex-Amacetaba).
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1955, o município é constituído de 2 distritos: Paracuru e Paraipaba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960.
Pela Lei Estadual n,º 6.526, de 05 de outubro de 1963, é criado o distrito de Jardim e anexado ao município de Paracuru.
Pela Lei Estadual n,º 6.351, de 07 de julho de 1963, é desmembrado do município de Paracuru o distrito de Paraipaba.
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído de 2 distritos
Pela Lei Estadual n,º 8.339, de 14 de dezembro de 1965, o município de Paracuru adquiriu os extintos distritos de Paraipaba e Lagoinha como simples distritos.
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1968, o município é constituído de 3 distritos: Paracuru, Jardim e Paraipaba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1983.
Pela Lei Estadual n,º 11.009, de 05 de fevereiro de 1985, é desmembrado do município de Paracuru o distrito de Paraipaba. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Paracuru e Jardim.
Pela Lei Municipal n,º 547, de 17 de outubro de 1994, é criado o distrito Poço Doce e anexado ao município de Paracuru.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 3 distritos: Paracuru, Jardim e Poço Doce.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.
Geografia
Clima

O clima de Paracuru é do tipo tropical semiúmido com pluviometria média de 1.290mm anuais com chuvas concentradas de janeiro a maio.
Em Paracuru, o verão é curto, quente, seco e de céu quase encoberto; o inverno é curto, morno, com precipitação e de céu encoberto. Durante o ano inteiro, o tempo é opressivo e de ventos fortes. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 24 °C a 31 °C e raramente é inferior a 23 °C ou superior a 32 °C. 
A melhor época do ano para visitar Paracuru e realizar atividades de clima quente é do fim de junho ao início de outubro. 
A estação quente permanece por 1,9 mês, de 6 de novembro a 3 de janeiro, com temperatura máxima média diária acima de 31 °C. O mês mais quente do ano em Paracuru é dezembro, com a máxima de 31 °C e mínima de 26 °C, em média. 
A estação fresca permanece por 1,7 mês, de 7 de março a 27 de abril, com temperatura máxima diária em média abaixo de 30 °C. O mês mais frio do ano em Paracuru é julho, com a mínima de 24 °C e máxima de 30 °C, em média. 
Gerenciamento costeiro
Por estar inserido no bioma zona costeira, a gestão desse bioma no município de Paracuru é viabilizada pelo fato deste ente local possuir um plano municipal de gerenciamento costeiro, instituído desde 2018, por uma lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores (Lei Municipal n.º 1.833/2018). Atualmente, Paracuru conta com uma segunda lei (Lei Municipal n.º 1.873/2019) promulgada em 2019 que estabelece as normas que devem orientar a política municipal de gerenciamento costeiro. 
O Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro (PMGC) de Paracuru tem o objetivo prioritário de regulamentar a utilização no território municipal dos recursos existentes na Zona Costeira. Assim, o PMGC contribui com a garantia e elevação da qualidade da vida da população municipal e a proteção do seu patrimônio natural, histórico, étnico e cultural. 
Os instrumentos de gestão que compõem o PMGC de Paracuru são: Zoneamento ecológico econômico costeiro; Plano de gestão da zona costeira; Plano de ordenamento náutico; Sistema de informações municipais do gerenciamento costeiro; Sistema de monitoramento costeiro e Projeto de gestão integrada da orla marítima.
Economia
A economia de Paracuru, cidade no litoral oeste do Ceará, é impulsionada principalmente pelo turismo e pela agricultura, além de contar com setores como administração pública e comércio. O turismo se destaca pelas belas praias eólicas, atraindo visitantes e movimentando a economia local. A agricultura, por sua vez, contribui com a produção de alimentos e geração de empregos
Paracuru uma pequena cidade que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pelo alto crescimento econômico. O baixo potencial de consumo e a baixa regularidade das vendas no ano são fatores de atenção.
De janeiro a junho de 2025, foram registradas 598 admissões formais e 608 desligamentos, resultando em um saldo negativo de -10 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 116.
Até junho de 2025 houve registro de 76 novas empresas em Paracuru, sendo que 16 atuam pela internet. Neste último mês, 17 novas empresas se instalaram, sendo 3 com atuação pela internet. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (11). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 115 empresas.
Agricultura 
A cidade possui atividades agrícolas, incluindo o cultivo de diversos produtos e a criação de animais. 
Comércio 
O setor varejista é relevante, com atividades de comércio e serviços para atender tanto moradores, quanto turistas.
Cultura
A cidade de Paracuru possui uma escola de dança. Paracuru também possui uma rica cultura e diversas atividades para moradores e turistas, incluindo eventos culturais e esportivos, principalmente relacionados ao mar e ao vento
Loja Maçônica
Possui uma loja maçônica filiada à GLMCE, localizada na entrada da cidade e que contribui para ações na cidade em destaque ao apoio ao HEMOCE na doação de sangue.
Educação
O Município de Paracuru conta com o Campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desde agosto de 2016, que atualmente oferta os cursos de ensino superior em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Gestão Ambiental (Graduação Tecnológica) e os cursos técnicos em meio ambiente e redes de computadores.
Turismo 
Paracuru é um destino turístico conhecido por suas praias, como a Praia de Paracuru, Praia Pedra Rachada, e Praia da Barra do Curu. O turismo gera receita através de hospedagem, alimentação, serviços e atividades de lazer.
Referência para o texto: Wikipédia ; IBGE ; Caravela ; Weather Spark .