terça-feira, 28 de outubro de 2025

POÇO REDONDO - SERGIPE

Poço Redondo é um município brasileiro do estado de Sergipe, localizado no Sertão do estado.
Demografia
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Poço Redondo, em 2022 era de 33.439 habitantes.
História
Poço Redondo, localizado no estado de Sergipe, é um município com rica história, marcado pela relação com o cangaço e a sua ascensão como centro urbano. 
A colonização do território do município teve início no final do século XVII e início do XVIII, e está vinculada ao morgado de Porto da Folha. O povoado Curralinho surgiu em 1877, onde possua uma escola e ficava às margens do Rio São Francisco. Em 1902, Manuel Pereira se estabeleceu com uma fábrica de descarçar algodão no arraial Poço de Cima, transferindo-a, logo depois, para uma região a um quilômetro de distância. Outros habitantes foram atrás dos para a região, que passou a ser chamada de Poço Redondo, pois o local era semi circulado pelo riacho Jacaré, este que por sua vez continha diversas caimbas em seus entornos em formato redondo, utilizadas para armazenamento de água devido as grandes secas, logo pode se ver a origem do nome da cidade. A instalação do município ocorreu em 1956, quando o então povoado Poço Redondo foi elevado a sede do Município, desmembrando-se do território de Porto da Folha.
O povoado foi elevado a município em 1956, mas sua história se entrelaça com a morte de Lampião, ocorrida na Fazenda Angicos, no local conhecido como Grota de Angicos. 
Origem do nome 
O nome "Poço Redondo" deriva de um poço natural de formato circular, que se tornou um ponto de referência na região. 
Criação do Município 
Poço Redondo foi elevado a município pela Lei Estadual n.º 525-A, de 25 de novembro de 1953, desmembrando-se de Porto da Folha. 
A morte de Lampião 
O evento mais marcante na história do município foi a morte de Lampião, Maria Bonita e outros membros do bando, ocorrida na Grota de Angicos, um local hoje preservado como Monumento Natural Grota do Angico. 
Desenvolvimento Urbano 
A cidade se desenvolveu às margens do Rio Jacaré, tornando-se o maior município em extensão territorial de Sergipe, de acordo com o YouTube. 
Comunidades Quilombolas 
Poço Redondo também abriga comunidades quilombolas, como a Comunidade Quilombola da Guia, que desempenham um papel importante na história e cultura local.
Geografia
Poço Redondo localiza-se a uma latitude 09° 48’ 18” sul e a uma longitude 37º 41’ 04” oeste, estando a uma altitude de 188 metros. Possui uma área de 1220,2 km². Neste município que se encontra a nascente do Rio Sergipe. Também é banhado pelas águas do Rio São Francisco, tendo como povoados ribeirinhos, Curralinho, Jacaré, Cajueiro e Bonsucesso, este último tendo como atrativo a Ilha Belmonte ao sul, no meio ao Rio São Francisco, lá se encontra uma capelinha de oração e também um pequeno cemitério antigo, além disso uma embarcação antiga do tipo Chata pode ser vista naufragada do topo da ilhota onde localiza-se a capela. 
Relevo
Nos poucos pontos elevados do Estado acima dos 500 metros, o mais alto de Sergipe encontra-se na Serra Negra, alcançando mais de 742 metros de altitude, na divisa do Município com o Estado da Bahia. Poço Redondo faz divisa com os estados da Bahia e Alagoas, com os municípios de Canindé do São Francisco, Porto da Folha, Pedro Alexandre e Santa Brígida ambos no estado da Bahia. Há também registro de pinturas rupestres na altura do aglomerado Monte Alegre Velho.
Hidrografia
A hidrografia de Poço Redondo está composta pela Bacia do Rio São Francisco, pelo Rio Jacaré e pelo Rio Marroquinho.
Complexo da Serra Negra
A Serra Negra é uma cadeia montanhosa e/ou pequena cordilheira que se estende por dois estados do Brasil: Sergipe e Bahia. A serra tem uma formação geológica datada da era Neoproterozoica, com cerca de 952 milhões de anos, que compreende uma área equivalente à 5.229 hectares e uma das suas montanhas principais tem um pico que atinge 762 metros de altura, sendo o ponto mais culminante do território de Sergipe e uma das maiores elevações localizadas dentro da caatinga, no nordeste brasileiro. Em virtude de estar em área de litígio territorial, a delimitação interestadual foi atualizada depois de 2019. Em resposta a essa questão, foi publicado em 2024 um estudo de caracterização específica do complexo montanhoso, buscando atualizar as informações sobre as partes da montanha, seus nomes e seus pertencimentos: oficialmente, cerca de 37% da área montanhosa pertence ao estado de Sergipe e 63% pertence ao estado da Bahia. Outra conclusão é que a cadeia montanhosa Serra Negra é o conjunto de montanhas que possuem nomes próprios. São elas a Serra da Guia, a Serra Grande, a Serra da Voturuna e a Serra do Rela. 
A Serra da Guia é área montanhosa da Serra Negra que corresponde ao estado sergipano e possui o ponto mais culminante do estado. Esta área sergipana é apresentada frequentemente em obras de cunho acadêmico como Guia e possui uma outra porção menor que é conhecida popularmente como Serra da Conceição. Encostado ao desdobramento sergipano há uma Comunidade Quilombola denominada Quilombo da Guia.
Cultura
Quilombo da Guia

Quilombo da Guia é uma comunidade quilombola localizada na zona rural do município de Poço Redondo, estado brasileiro do Sergipe. A Guia contava em 2013 com 1.200 pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, que viviam de culturas de subsistência, como mandioca, inhame, batata-doce, bem como da criação de animais. Obteve a sua notoriedade enquanto território quilombola ainda em janeiro de 2006, ao adquirir a certificação de comunidade quilombola da Fundação Cultural Palmares que garante acesso em programas de políticas públicas.
Economia
Santa Rosa do Ermírio o distrito do município de Poço Redondo com uma população de aproximadamente dos 10 mil habitantes, onde o leite é a principal fonte de renda de 90.000,00 das famílias, e a produção abastece grandes fábricas de laticínios, além de inúmeras fabriquetas. Santa Rosa do Ermírio é responsável por produzir, aproximadamente, 120 mil litros de leite/dia, sendo uma das maiores bacia leiteiras do estado de Sergipe.
Poço Redondo é uma pequena cidade que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios. O baixo potencial de consumo e o desempenho econômico são os pontos de atenção.
De janeiro a junho de 2025, foram registradas 180 admissões formais e 166 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 14 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de 4.
Até junho de 2025 houve registro de 16 novas empresas em Poço Redondo, sendo que 2 atuam pela internet. Neste último mês, 2 novas empresas se instalaram. Este desempenho é menor que o do mês imediatamente anterior (4). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 21 empresas.
Turismo
O Monumento Natural Grota do Angico é o exato ponto onde Lampião, Maria Bonita e outros membros do seu bando foram abatidos em 1938. Hoje é um espaço de preservação ambiental, onde os visitantes podem apreciar a fauna e flora locais através de trilhas ecológicas.
Referências para o texto: Wikipédia ; Caravela ; Site da Prefeitura Municipal .