Botucatu é um município brasileiro do estado de São Paulo, pertencente à microrregião homônima. O marco zero do município está localizado na Praça Emílio Pedutti ("Praça do Bosque").
Topônimo - Existem pelo menos duas interpretações etimológicas para o nome do município: 1 - provém do termo tupi ybytukatu, que significa "bons ares, bom vento", através da junção dos termos ybytu ("ar, vento") e katu ("bom"); 2 -significa "serra boa", pela junção dos termos tupis ybytyra (montanha, serra: na língua geral meridional, botura) e katu (bom).
Os mistérios e lendas que ainda envolvem Botucatu datam do período pré-cabralino, quando teria sido ponto de passagem no Caminho do Peabiru, trilha indígena que ligava o litoral atlântico às terras peruanas. O povoamento de fato teve início entre o ribeirão Lavapés e a praça Coronel Moura, onde se concentrava parte da tribo dos índios caiouás.
Lendas - A região de Botucatu é, por muitos, considerada mística dada a significativa quantidade de lendas que a envolvem. Além de rota de passagem para os incas conhecido como Caminho do Peabiru, ali teria sido também lugar de rituais desses e outros povos.
Existe um conjunto de elevações rochosas conhecida como Três Pedras, que vistas de longe parecem um gigante deitado. Diz-se que, por ali, eram os locais onde se realizavam os rituais. Hoje em dia, existem pessoas que vão para este local acampar em busca de retiro espiritual, apesar do grande número de cobras no local.
Ainda dentro das lendas, cabe destacar o folclórico personagem do Saci. Este clássico do folclore brasileiro encontrou em Botucatu o seu lar. Imortalizado pelos moradores - que fazem questão de dizer aos visitantes que já viram um Saci - este personagem ganhou até mesmo uma Associação Nacional de Criadores de Saci, com sede no município, evidentemente com o intuito de divulgar o folclore. A partir daí, passou a ser também conhecida como a Capital Nacional do Saci.
Turismo - Botucatu é a Terra da Aventura! O município de Botucatu detêm em sua região mais de 70 cachoeiras, algumas de fácil acesso, outras de extrema dificuldade. O município que está localizada no topo da Cuesta também é ponto de grandes competições de esportes radicais, nas mais variadas modalidades, de Parapente a Rally. Para quem gosta de esportes Botucatu é o lugar certo para se aventurar.
Educação - Botucatu tem um papel significativo no Ensino Superior, com os seus dois campi da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, incluindo a Faculdade de Medicina de Botucatu, Instituto de Biociências de Botucatu, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (campus 1) Faculdade de Ciências Agronômicas (campus 2), e um campus da Faculdade de Ensino Tecnológico (FATEC), citando apenas as instituições públicas. A cidade também apresenta vários campi de instituições particulares que oferecem cursos presenciais, semi presenciais e EaD - Educação à Distância.
A cidade ainda possui uma unidade do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, o Colégio Embraer - Casimiro Montenegro Filho, uma das melhores escolas de ensino médio em tempo integral do estado.
Outras instituições de ensino superior em Botucatu são: Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB - UNESP); Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA-UNESP); Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-UNESP); Faculdade de Tecnologia de Botucatu (FATEC); Faculdades Integradas de Botucatu - UNIFAC (particular); Faculdade Galileu - FG (particular); Instituição Toledo de Ensino - ITE (particular);
UNIBR - Faculdade de Botucatu (particular).
Já as instituições para ensino EaD (Semi presenciais ou à Distância) são: Unopar - Universidade do Paraná; ULBra - Universidade Luterana do Brasil; Fael - Faculdade Educacional da Lapa; Uninove - Universidade Nove de Julho; Anhembi Morumbi Online; Univesp - Universidade Virtual de São Paulo.
Referência para o texto: Wikipédia.