quarta-feira, 20 de agosto de 2025

CUSTÓDIA - PERNAMBUCO

Custódia é um município brasileiro do estado de Pernambuco, localizado no Sertão do Moxotó. 
O primeiro nome que o local teve foi Fazenda Santa Cruz, vindo depois a se chamar Custódia.
Distrito criado com a denominação de Custódia, pela Lei Municipal de 15 de outubro de 1909, subordinado ao município de Alagoa de Baixo. 
Elevado à categoria de vila com a denominação de Custódia, pela Lei Estadual n.º 991, de 1º de julho de 1909. 
Elevado à categoria de município com a denominação de Custódia, pela Lei Estadual n.º 1.931, de 11 de dezembro de 1928. Instalado em 1º de janeiro de 1929. 
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído de 3 distritos: Custódia, Maravilha e Quitimbu. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.
Geografia 
Está a uma altitude de 542 metros. Sua população estimada em 2022 pelo IBGE é de 35.915 habitantes. A sua bacia hidrográfica e o Rio Moxotó e o Rio Pajeú. 
É composto por 3 distritos: séde, Quitimbu e Maravilha. E por povoados como: Ingá, Caiçara e Sabá. 
Solo
O município de Custódia está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, o relevo predominante suave-ondulado, cortado por vales estreitos com vertentes dissecadas.
Vegetação
A Vegetação de Custódia é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia. 
Clima
O clima de Custódia é semiárido, incluído no polígono das secas. As chuvas se concentram no período que vai de março a junho, com mês mais chuvoso em março, com 186,7mm, e o menos chuvoso o de outubro, com 17,1mm. As temperaturas ficam altas durante os dias de verão, e podem chegar, às vezes, a 37 °C nos dias mais quentes; as mínimas nesta época ficam em torno de 20 °C. No inverno as temperaturas não se elevam muito devido às chuvas, não ultrapassando os 28 °C; as mínimas de inverno podem chegar a 13 °C nos dias mais frios. O índice pluviométrico é de 1.030 mm anuais. 
Economia
No tocante à economia o município de Custódia destaca-se no setor primário, com destaque para a caprinocultura e para a ovinocultura. Entre os principais produtos agrícolas produzidos, destacam-se: milho, feijão, algodão e goiaba. 
O município também é muito conhecido pelas feiras livres, respeitadas até os dias de hoje pela grandeza e diversidade de produtos. A feira livre de Custódia é uma das maiores da região, realizadas às segundas-feiras na Av. João Veríssimo. 
O setor de comércio é um dos setores que mais cresceram nos últimos anos. Tornou-se um dos maiores de toda a região, acompanhando o crescimento de todo o Brasil. 
Turismo
Custódia possui vários atrativos turísticos, como o artesanato, com maior destaque para os trabalhos em Couro e Cerâmica figurativa. A feira popular é um interessante atrativo, reunindo-se ali variados itens, desde produtos alimentícios até utensílios domésticos e vestimentas. O folclore desperta a curiosidade do turista quando se apresentam bacamarteiros, bandas de pífano e o tradicional samba de coco ou coco de roda. 
Também se destacam algumas festas que, mesmo sem incentivo à altura, atraem turistas ao local. São elas: Festa de São José; Custofolia, o carnaval fora de época do município; Exposição de Animais de Custódia Festa folclórica; Festa de São João; Festa de São Pedro e Festa dos Padroeiros dos distritos de Maravilha e Quitimbu.
Referência para o texto: Wikipédia .