quinta-feira, 14 de agosto de 2025

SÃO CAETANO - PERNAMBUCO

São Caetano (por vezes grafado como São Caitano é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelos distritos de Tapiraim, Maniçoba e pelo povoado de Santa Luzia. 
Tem uma população residente de 35.416 habitantes, sendo o 51° município mais populoso de Pernambuco, e o 830° do Brasil. 
História
A povoação do município tem início em 1838 com a chegada do senhor José Pedro de Pontes, proveniente do município pernambucano de Bezerros. Primeiramente ele estabeleceu-se onde hoje se localiza a sede municipal. No ano seguinte, ergueu uma igreja sob a invocação do São Caetano de Thiene com bênção da imagem do padroeiro feita por um vigário do município de Altinho. 
Posteriormente, desenvolveu-se um povoado ao redor do templo, de modo que, em 1844, o povoado foi elevado à categoria de freguesia, denominada Freguesia de São Caetano, e criado o distrito homônimo, pertencente ao município de Bezerros. Mais tarde, a sede da freguesia foi transferida para o povoado de Caruaru, elevada à Matriz, retornando a sua situação anterior em 1859. A localidade tornou-se vila em 1909. Dois anos depois, o distrito de São Caetano passou a integrar parte do território do município de Caruaru. 
Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de São Caetano da Raposa, pela Lei Provincial n.º 133, de 02 de maio de 1844.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São Caetano da Raposa, pela Lei Estadual n.º 921, de 1º de julho de 1909.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Caetano da Raposa figura no município de Caruaru.
Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de São Caetano, pela Lei Estadual n.º 1.931, de 11 de setembro de 1928, desmembrado de Caruaru. Constituído de 2 distritos: São Caetano (ex-São Caetano da Raposa) e Antônio Olinto, ambos desmembrados do município de Caruaru. Instalado em 1º de janeiro de 1929.
Pela Lei Municipal de 26 de novembro de 1928, é criado o distrito de São José do Garrote e anexado ao município de São Caetano.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: São Caetano, Antônio Olinto e São José do Garrote.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937.
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 235, de 09 de dezembro de 1938, o distrito de São José do Garrote tomou o nome Tapiraim.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 952, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Antônio Olinto passou a denominar-se Tacaimbó.
No quadro fixado para vigorar no período 1944-1948, o município está grafado São Caitano e é constituído de 3 distritos: São Caitano, Tacaimbó (ex-Antônio Olinto) e Tapiraim (ex-São José do Garrote).
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1950, o município é constituído de 3 distritos: São Caitano, Tacaimbó e Tapiraim.
Pela Lei Estadual n. º 4.982, de 20 de dezembro de 1963, é desmembrado do município de São Caitano o distrito de Tacaimbó. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído de 2 distritos: São Caitano e Tapiraim.
Pela Lei Municipal n.º 5, de 20 de setembro de 1964, é criado o distrito de Maniçoba e anexado ao município de São Caitano.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: São Caitano, Maniçoba e Tapiraim.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.
Geografia
Localização

São Caetano localiza-se no interior do estado de Pernambuco, no agreste pernambucano. Está a uma altitude média de 552 metros acima do nível do mar. O município abrange uma área territorial de 382,4 quilômetros quadrados. São Caetano faz limite com os municípios de Brejo da Madre de Deus ao norte, ao sul com Altinho e Cachoeirinha, com Caruaru a leste, e a oeste com Belo Jardim e Tacaimbó. 
Clima
São Caetano está situado em uma área de clima tropical do tipo semiárido, mas que devido a altitude modesta apresenta um quadro de aridez menos severa. 
Durante o inverno, há muitos dias nublados e chuvosos, mas a chuva geralmente é leve, então o acumulado não é grande. Devido a esses dias nublados, a temperatura pouco varia ao longo do dia. Às vezes, massas de ar atingem a região e faz a temperatura cair muito durante a madrugada. 
Subdivisões
Em São Caetano está localizado o povoado de Garrote Velho.
Economia
São Caetano é uma pequena cidade que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pela alta regularidade das vendas no ano. O baixo potencial de consumo e o desempenho econômico são os pontos de atenção.
De janeiro a junho de 2025, foram registradas 628 admissões formais e 504 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 124 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de 53.
Cultura, Turismo e Lazer
Pontos turísticos

A Fundação Mozart Vieira é uma instituição sem fins lucrativos e atualmente é a sede do Ponto de Cultura Música Vida e Continuidade. Idealizada pelo Maestro Mozart Vieira, símbolo de luta e resistência cultural em defesa dos menos favorecidos, através da Arte Musical. Inaugurada em outubro de 1993, escola de música do interior do Estado de Pernambuco é situada na rua Pedro Torres de Abreu, 31, no município de São Caetano. Seu objetivo é promover a educação e a profissionalização musical de crianças e jovens de baixa renda da rede pública de ensino, com idade média entre 05 e 18 anos de São Caetano e região;
Museu Histórico: Além do vasto conteúdo de São Caetano, o museu apresenta um grande acervo cultural e histórico sobre o sertão, agreste e zona da mata, apresentando o estilo de vida dos sertanejos. O visitante pode encontrar material sobre a Guerra dos Canudos, Antônio Conselheiro, Luiz Gonzaga, Padre Cícero, o poeta José Marcolino, Patativa do Assaré, Zumbi dos Palmares, além amplo histórico sobre o cangaço brasileiro, inclusive com vídeos originais da rotina do cangaceiro Lampião e seu bando. O rico acervo rendeu ao museu o título de segundo maior museu de história do sertão no Brasil, perdendo apenas para o Museu do Homem do Nordeste, no Recife;
Pedra do Cachorro:  afloramento rochoso de 475 metros de altura, sendo um grande desafio para aventureiros e amantes de esportes radicais. Este é o cenário da terceira Reserva Particular do Patrimônio Natural de Pernambuco, uma propriedade de 23 hectares, dos quais 18 foram transformados em unidades de conservação;
Cruzeiro: O Cruzeiro de Padre Cícero e Frei Damião foi construído no ano de 1984, há cerca de cinco quilômetros do centro de São Caetano e é referência religiosa na cidade. O início das peregrinações foi marcado pelo réveillon de 1899 para 1900, quando alguns fiéis católicos ergueram no alto da serra uma cruz. A data foi escolhida por ser considerada como tempo forte. Hoje, mais de cem anos depois, ainda podemos perceber a consistência da tradição: São centenas de fiéis que saem de suas casas durante a madrugada da Sexta-Feira Santa para acompanhar a Via Sacra, meditando as 14 estações da morte e paixão do Senhor. Durante todo o dia de sexta-feira a Igreja é aberta aos fiéis. A partir das 15h, que é a hora em que Cristo morreu, começa a celebração da Paixão, e em seguida a procissão com a imagem do Senhor morto, seguindo pelas principais ruas e avenidas, arrastando grande número de pessoas.
Referências para o texto: Wikipédia; IBGE; Caravela .