sexta-feira, 22 de agosto de 2025

PORTÃO - RIO GRANDE DO SUL

Portão é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em 2022, de acordo com o censo do IBGE daquele ano, a população era de 34.071 habitantes.
História
O município de Portão teve início em terras do antigo município de Porto Alegre. Em 1788 já tinha sido iniciado seu povoamento, com uma fazenda imperial, para criação de gado. Esta tinha um grande portão para impedir que o gado fugisse.
Portão já constituía o 8º Distrito de São Sebastião do Caí desde abril de 1930. Todavia, somente pelo decreto lei nº 7199, de 1938, a sede foi elevada à vila.
Com o progresso do distrito de origem alemã, foi realizada em 1963 a consulta plebiscitária para sua emancipação, o que ocorreu em 9 de outubro do mesmo ano, pelo Lei Municipal n.º 4579. A área foi formada pela divisa entre os municípios de São Sebastião do Caí, Canoas, Estância Velha e São Leopoldo.
Origem do Nome
A origem do nome da nossa cidade Portão deve-se ao fato de que entre os anos de 1787 e 1788, por recomendações do governo imperial, foi construído um grande portão que serviria para isolar e impedir que o gado criado na Estância Velha escapasse pelo arroio em direção à localidade de Rincão do Cascalho.
Nesse período, a atual rua Júlio de Castilhos era apenas uma picada. Foi nas proximidades do atual curtume Kern Mattes que ergueram o portão. O local ficou muito conhecido porque era usado como referência pelos viajantes e tropeiros e pela população local. Nas águas limas do Arroio Portão o pessoal se abastecia de água e descansava, para depois seguir viagem tanto à serra, quanto em direção à capital ou ao litoral.
Formação Administrativa
Distrito criado coma denominação de Estação Portão, pelo Ato Municipal n.º 123, de 30 de abril de 1927, subordinado ao município de São Sebastião do Caí. 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Estação Portão, figura no município de São Sebastião do Caí. 
Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937. 
Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 7.199, de 31 de março de 1938, o distrito de Estação Portão passou a denominar-se simplesmente Portão e o município de São Sebastião do Caí a chamar-se simplesmente de Caí. 
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Portão (ex-Estação Portal) figura no município de São Sebastião do Caí. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1955. 
Pela Lei n.º 3.613, de 10 de fevereiro de 1958, o município de Caí, volta a denominar-se São Sebastião do Caí. 
Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960, o distrito de Portão, figura no município de São Sebastião do Caí (ex-Caí). 
Elevado à categoria de município de Portão, pela Lei Estadual n.º 4.579, de 09 de outubro de 1963, desmembrado dos municípios de São Sebastião do Caí, Canoas, São Leopoldo e Estância Velha. Sede no antigo distrito de Portão. Constituído do distrito sede. Instalado em 28 de janeiro de 1964. 
Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Geografia
Hidrografia de Portão

O território de Portão se localiza no divisor de duas bacias hidrográficas: a Bacia do Rio Caí e a Bacia do Rio dos Sinos.
Da Bacia do Rio Caí, passa pelo município um importante tributário que é o Rio Cadeia. Sendo o limite natural, entre Portão e São José do Hortêncio, ao norte. Deságuam neste rio, os arroios Serraria (deságua ao norte do município), Cadeinha (divisa a noroeste, com São Sebastião do Caí), Macaco Branco (com suas nascentes na localidade de Macaco Branco) e o arroio Capivara, com nascentes na localidade Sertão Capivara. O Rio Cadeia, segundo dados do Comitê Caí, já entra no município de Portão, com suas águas bem comprometidas pela poluição industrial, (na sua maioria curtumes e matadouros de animais) oriundos de outras cidades.
A maioria destes arroios pertence a Bacia do Rio dos Sinos. Estes por sua vez, estão subdivididos em 3 sub-bacias que são numeradas, conforme organização do Comitesinos, a saber: Sub Bacia n.° 3 Arroio da Estância; 
Sub Bacia n° 4 Arroio Boa Vista e Sub Bacia n.° 5 Arroio Portão.
Estes afluentes, muitas vezes, já estão poluídos e agravam a situação do arroio principal. Depósitos de lixo, próximos às margens do arroio, constituem outro meio de contaminação. Devido a todos estes fatores, este curso d’água, que tem sua foz na margem direita do Rio dos Sinos, está bastante comprometido e a aparência das águas denuncia as graves alterações causadas pelos poluentes no meio aquático. Estas alterações, incluem transparência, ph, oxigênio dissolvido na água, etc., afetando diretamente flora e fauna existentes nas proximidades.
Clima
Em Portão, o verão é quente e abafado; o inverno é curto e ameno. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 10 °C a 31 °C e raramente é inferior a 4 °C ou superior a 36 °C. 
As melhores épocas do ano para visitar Portão e realizar atividades de clima quente são do início de março ao meio de maio e do meio de setembro ao meio de dezembro. 
A estação quente permanece por 4,0 meses, de 24 de novembro a 23 de março, com temperatura máxima média diária acima de 29 °C. O mês mais quente do ano em Portão é janeiro, com a máxima de 31 °C e mínima de 20 °C, em média. 
A estação fresca permanece por 2,9 meses, de 19 de maio a 16 de agosto, com temperatura máxima diária em média abaixo de 22 °C. O mês mais frio do ano em Portão é julho, com a mínima de 10 °C e máxima de 20 °C, em média. 
Economia
Portão RS é um município de grande relevância na região que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo.
De janeiro a março de 2025, foram registradas 1,7 mil admissões formais e 1,5 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 201 novos trabalhadores.
Até abril de 2025 houve registro de 76 novas empresas em Portão, sendo que 17 atuam pela internet. Neste último mês, 15 novas empresas se instalaram, sendo 1 com atuação pela internet. Este desempenho é maior que o do mês imediatamente anterior (14). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 200 empresas.
Educação
No que tange à educação superior, Portão conta com a presença de polos de ensino a distância e instituições que oferecem cursos técnicos e de graduação. O Centro Universitário Fael (UNIFAEL) possui um campus no município, disponibilizando diversas opções de cursos em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e para o acesso da população local ao ensino superior. Além disso, instituições de ensino médio oferecem cursos técnicos integrados, preparando os jovens para o mercado de trabalho.
Turismo
O turismo em Portão, embora não seja a principal vocação econômica, possui alguns atrativos que podem ser explorados. A Praça do Chafariz, no centro da cidade, é um ponto de encontro e lazer para os moradores. O município conta com espaços para a prática de esportes e atividades recreativas, como o Centro Esportivo Guaxinim e o Torman Skatepark. Eventos culturais e tradicionais, como as festas típicas gaúchas e os rodeios de CTGs (Centro de Tradições Gaúchas), também atraem visitantes. O Balneário Tafona Velha oferece uma opção de lazer em contato com a natureza. A cidade também preserva elementos de sua história, como o Museu de Portão, que rememoram suas origens e desenvolvimento.
Referência para o texto: Wikipédia ; Weather Spark ; Caravela ; Site da Prefeitura Municipal ; IBGE .